Ana Sanches assume como nova CEO da Anglo American no Brasil

A executiva Ana Sanches assumiu oficialmente a presidência da Anglo American no Brasil, nesta terça-feira (05/12). Ela ocupava a posição de Diretora Financeira das divisões Técnica, Sustentabilidade, Projetos...

118

A executiva Ana Sanches assumiu oficialmente a presidência da Anglo American no Brasil, nesta terça-feira (05/12). Ela ocupava a posição de Diretora Financeira das divisões Técnica, Sustentabilidade, Projetos e Desenvolvimento na sede global da companhia, em Londres, e, agora, será responsável por comandar os negócios de minério de ferro (Minas-Rio), em Minas Gerais e Rio de Janeiro, e de níquel (Codemin e Barro Alto), no estado de Goiás.

Ana Sanches retornou ao Brasil no início de novembro como parte do plano de transição junto ao executivo Wilfred Bruijn, o Bill, que deixou o posto em vista de um novo ciclo profissional. Ela é brasileira e está há 11 anos na Anglo American, tendo trabalhado na área financeira por nove anos no Brasil e por dois anos e meio na Inglaterra.

“Seguiremos focados rumo a uma transformação do setor mineral, em busca de processos operacionais ainda mais eficazes, inovadores e seguros. Esperamos ser cada vez melhores nas relações com as comunidades e ainda mais responsáveis com a preservação ambiental, sempre pautados por nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, ressalta.

A companhia gera cerca de 12 mil empregos, entre diretos e terceiros, e investimentos no país de, aproximadamente, R$ 12 bilhões, previstos até 2027. Em relação à sustentabilidade, a nova CEO reforça a importância do Plano de Mineração Sustentável, que guia as ações da empresa nos pilares ambiental, social e governança. “Temos a meta de reduzir 30% da emissão de gases do efeito estufa em nossas plantas operacionais, até 2030. Em alinhamento a esses objetivos do plano, realizamos a assinatura de contratos de compra e de autoprodução de eletricidade, o que possibilitou uma matriz de energia elétrica 100% renovável nas operações do Brasil”, exemplifica.

Sobre os desafios de assumir a nova função, Ana Sanches destaca que a Anglo American completou, em 2023, 50 anos de história no Brasil, e os negócios de minério de ferro e níquel ocupam um papel estratégico na empresa, operacional e financeiramente. “Orgulhosos do nosso passado e atentos aos desafios do presente e do futuro, manteremos o compromisso de desenvolver uma mineração responsável, de alta performance e com resultados sustentáveis. Tudo isso com a dedicação e o empenho de todos os nossos empregados e parceiros, e em alinhamento ao planejamento estratégico da empresa globalmente e aqui no Brasil”, afirma.

Sobre Ana Sanches 

Ana Sanches é mineira, graduada em Economia pela UFMG e Ciências Contábeis pela Fumec, e possui 26 anos de experiência em finanças, auditoria, planejamento estratégico e desenvolvimento de novos negócios. Tem MBA em Finanças pelo Ibmec e Educação Executiva pela Harvard Business School, Columbia University e London School of Economics.

Ingressou na Anglo American em 2012, durante a implementação do projeto Minas-Rio, e, de 2015 a 2021, foi Chief Financial Officer (CFO) das operações de minério de ferro e níquel no Brasil. Em 2018, foi nomeada como uma das mulheres mais influentes na mineração global pelo Women in Mining e, em 2019, ganhou o prêmio Equilibrista do Ibef-MG, como diretora financeira de destaque. Em 2021, se mudou para Londres, na Inglaterra, e, além de seu cargo de CFO na sede global da empresa, acumulou também, em 2022, o papel de diretora interina da área de Projetos de Capital do grupo.

Em suas experiências prévias à Anglo American, trabalhou por oito anos como auditora externa na Arthur Andersen e na Deloitte, como responsável por projetos de auditoria em grandes empresas brasileiras e multinacionais. De 2006 a 2012, trabalhou na Holcim (indústria de cimento), como controller das operações no Brasil.

Sobre a Anglo American 

A Anglo American é uma empresa líder global em mineração e nossos produtos são essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial, que inclui uma ampla gama de opções de desenvolvimento futuro, fornece metais e minerais para um mundo mais limpo, mais verde e mais sustentável, atendendo ao rápido crescimento das demandas diárias de bilhões de consumidores.

Com nossas pessoas no coração dos nossos negócios, utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos, os quais possibilitam a vida moderna para os nossos clientes – de forma segura, responsável e sustentável.

Como produtora responsável de cobre, níquel, metais do grupo da platina, diamantes (por meio da De Beers), minério de ferro de qualidade premium e carvão metalúrgico para siderurgia, além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, estamos comprometidos em atingir a neutralidade nas emissões de carbono em nossas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio de nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos comprometidos com uma série de metas desafiadoras para garantir que trabalhemos em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo.

Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para liberar o potencial do valor sustentável que esses recursos representam para as comunidades e países onde operamos, para nossos acionistas, além da sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas