No dia 3 de dezembro, foram anunciadas as vencedoras da 4ª edição do prêmio Mude o Mundo Como Uma Menina

Realizada pela plataforma educacional Força Meninas, a iniciativa laureia jovens de 13 a 21 anos em seis categorias. Há finalistas de todas as regiões do país Natalia Pasternak,...

46

Realizada pela plataforma educacional Força Meninas, a iniciativa laureia jovens de 13 a 21 anos em seis categorias. Há finalistas de todas as regiões do país

Natalia Pasternak, presidenta do Instituto Brasileiro Questão de Ciência, a pesquisadora da UnB Renata Muniz Prazo, a física Sônia Guimarães, a PhD Daniela Gomes, professora na Universidade Estadual de San Diego, além de Pascale Thivierge, gerente do Programa de Diplomacia Política e Pública do Consulado do Canadá, em São Paulo, integram o corpo de juradas do prêmio

Realizada pela plataforma educacional Força Meninas, a iniciativa laureia jovens de 13 a 21 anos em seis categorias. Há finalistas de todas as regiões do país Natalia Pasternak, presidenta do Instituto Brasileiro Questão de Ciência, a pesquisadora da UnB Renata Muniz Prazo, a física Sônia Guimarães, a PhD Daniela Gomes, professora na Universidade Estadual de San Diego, além de Pascale Thivierge, gerente do Programa de Diplomacia Política e Pública do Consulado do Canadá, em São Paulo, integram o corpo de juradas do prêmio

No ùltimo sábado, 3 de dezembro, a plataforma educacional Força Meninas anunciou as vencedoras da quarta edição do prêmio Mude O Mundo Como Uma Menina. A seleção das ganhadoras foi feita por mulheres profissionais, que são referência nas áreas de STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

Com o objetivo de premiar soluções transformadoras elaboradas por meninas de 13 a 21 anos de todo o Brasil, o projeto incentiva iniciativas desenvolvidas inicialmente para as comunidades das candidatas e consequentemente para todo o mundo.

Foram indicadas cinco concorrentes em cada uma das categorias: criativa, líder, determinada, pioneira, visionária, mobilizadora (categoria nova, a ser disputada apenas por ex-premiadas). Para a categoria Juntas Somos Força, que premiará seis projetos de coletivos com potencial de crescimento e impacto, foram selecionadas dez finalistas, sendo que cinco ganhadoras serão escolhidas pelo júri e uma pelo voto popular.

Premiação

Por meio do apoio institucional do consulado do Canadá e das empresas ERM Consultoria em Sustentabilidade e Banco Original, além do apoio da Secretaria Municipal de Juventude de Fortaleza e da Unidade de Educação Básica (UNIEB) Santa Maria Distrito Federal, a ação premiará as ganhadoras das categorias individuais com a quantia de R$ 5 mil, para ser investida em sua liderança, e a participação em um programa de doze semanas que engloba curso e mentoria.

A jovem Mobilizadora premiada vai receber um notebook para facilitar a execução de seus trabalhos e também ganhará um convite para a mentoria. A cada selecionada na categoria Juntas Somos Força serão entregues R$ 2,5 mil para custear sua iniciativa e mais um programa de mentoria em Inteligência Financeira, Economia Verde, Empreendedorismo para Nova Economia e Liderança.

Participar do evento representa a oportunidade de se conectar à rede da Força Meninas, um negócio de impacto social com reconhecimento internacional. É também a única organização brasileira membro do Solve [ED], plataforma de desenvolvimento de empreendedorismo e impacto social com foco em jovens, do famoso MIT, o Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos, uma das escolas mais renomadas do mundo em inovação.

“Foram mais de 400 inscritas neste ano. Para nós, é muito motivador ter a participação deste número recorde de meninas inspiradoras em suas comunidades. São jovens que representam muito bem a transformação necessária na atualidade para uma sociedade mais igualitária. O prêmio tem o objetivo de fortalecê-las e incluí-las em ambientes de decisão e protagonismo”, diz Déborah De Mari, fundadora do projeto.

Para anunciar as vencedoras, no dia 3 de dezembro será feita uma cerimônia em formato online com participação de um corpo de juradas formado pela física Sônia GuimarãesNatália Pasternak, doutora em microbiologia e presidenta do Instituto Brasileiro Questão de Ciência, pela professora doutora Renata Muniz Prazo, da UnB, pela doutora em Filosofia (PhD) Daniela Gomes, professora na Universidade Estadual de San Diego, além de Pascale Thivierge, gerente do Programa de Diplomacia Política e Pública do Consulado do Canadá, em São Paulo.

As categorias do Prêmio Mude o Mundo como uma Menina são:
Categoria Criativa: Dirigida a meninas que produzem arte real ou virtual, de grande potencial criativo e que já tenham algum material, protótipo ou obra realizada de alto impacto entre críticos e/ou entre o público. Alguns perfis indicados a essa categoria são de meninas, desenvolvedoras, ativistas, slammers, grafiteiras, ilustradoras, compositoras, escritoras, desenhistas e todas aquelas que expressam pela arte as mudanças que querem ver na sociedade. As finalistas são:

  • Clara Beatriz Maciel Nunes Dourado, de Irecê (BA)
  • Giulia Luiza Simplicio da Rocha, de São Paulo (SP)
  • Karen Loiane Silva de Souza, de Cruzeiro do Sul (AC)
  • Marília Leite Rodrigues , de Teresina (PI)
  • Nicolle Martins , de Belém (PA)

Categoria Líder: Orientada a meninas com espírito de liderança. Reconhece, meninas notáveis por lutar por aquilo em que acreditam, encabeçando movimentos, causas e/ou projetos engajadores de pessoas, para impactar positivamente a sua comunidade. As selecionadas são:

  • Adriely Góis de Jesus, de Itabuna (BA)
  • Giovanna Luize Basso Dias, de Botucatu (SP)
  • Luísa Beatriz de Oliveira Santi, de São Bernardo do Campo (SP)
  • Luísa Manoela Romão Salles, de Poços de Caldas (MG)
  • Stephany Vitoria Nazario Monteiro da Cruz, de Rio de Janeiro (RJ)

Categoria Determinada: Destinada a meninas que enfrentaram diversos obstáculos em suas jornadas, mas não desistiram de alcançar seus objetivos por isso. Também engloba meninas que desenvolveram projetos, ideias e/ou movimentos em situações com obstáculos financeiros, sociais, físicos e/ou geográficos, que foram transpostos por sua determinação e vontade de fazer a diferença. As indicadas são:

  • Anna Júlia Pertusati Gomes, de Pinhais (PR)
  • Isabela Rodrigues Silva, de Sol Nascente (DF)
  • Itocovouty Galache Melo , de Cruz das Almas (BA)
  • Larissa Cunha Borges, Rio Branco (AC)
  • Naath Lima dos Anjos, de Desterro (PB)

Categoria Pioneira: Aberta a meninas que conseguem inspirar outras a irem além, sendo as primeiras a abrirem caminho e desbravar novas fronteiras. Incluem-se aqui as precursoras de ideias, projetos e iniciativas que avançam sobre o senso comum, que desenvolvem projetos autênticos, que exploram campos ainda pouco trabalhados e que impactam uma comunidade. Não temem ser as primeiras e sabem que não serão as últimas. As concorrentes são:

  • Fernanda Matsumoto Lima de Andrade, de São Paulo (SP)
  • Mariana Vale Taveira, de Brasília (DF)
  • Millena Xavier Martins, de Juiz de Fora (MG)
  • Nicole Oliveira de Lima Semião, de Fortaleza (CE)
  • Raquel Emilia Jardim Lima, de Pinki (Babite/Letônia)

Categoria Visionária: Designada às meninas que idealizam projetos inovadores, são vistas como “à frente do seu tempo” e, assim, causam transformações revolucionárias com ideias originais. As finalistas são:

  • Bianca Gajardoni Bearare, de Birigui (SP)
  • Dandara Medeiros Da Silva, de Carapicuíba (SP)
  • Manuella Lorena Felinto Do Nascimento, de Natal (RN)
  • Maria Larissa Pereira Paiva, de Fortaleza (CE)
  • Natalhia Da Costa Viana, de Rio de Janeiro (RJ)

Categoria Juntas Somos Força: Tem como objetivo celebrar seis projetos de meninas em fases iniciais. Essas iniciativas devem apresentar um potencial de crescimento e impacto para outras jovens dentro das temáticas: Inclusão Financeira, Combate a Crise Climática, Saúde das meninas, Inserção em áreas STEM e Tecnologias emergentes. Os projetos são:

  • Calflower – Corretivo sustentável para o solo, de Betim (MG)
  • Curativo biodegradável para o tratamento de lesões cutâneas e seus benefícios ambientais, de São José dos Campos (SP)
  • Gaia: Hortas Artísticas , de Ribeirão Pires (SP)
  • Liga feminina de foguetes: uma estratégia que desperta meninas para STEM, de Jequié (BA)
  • Monitoria Particular, de Teresina (PI)
  • Mulheres de Fibra, de Macapá (AP)
  • Our Legacy, de Florianópolis (SC)
  • Security For You (S4Y) , de Santa Rita do Sapucaí (MG)
  • Spaciall – Espaço para Todos, de Rio de Janeiro (RJ)
  • Tec inclusão , de Feira de Santana (BA)

Serviço
Cerimônia

Data: 3 de dezembro

Local: Online

Horário: a partir das 11h

Link do Youtube aqui
Sobre a Força Meninas

Força Meninas é uma plataforma de impacto social cuja missão é fortalecer o potencial das meninas, capacitando-as com as habilidades necessárias para que sejam protagonistas das oportunidades futuras. Com esse propósito, fomenta a transformação na vida das meninas brasileiras, apoiando a construção de um novo futuro para elas. Desde sua criação em 2016 já são mais de 52 mil meninas sensibilizadas em 23 estados e 29 cidades no Brasil.