Eleições Metabase: “Ouvi as vozes das minas para continuar o trabalho”,

O Sindicato Metabase de Itabira e Região inicia nesta manhã (10) mais uma eleição sindical, desta vez para o quadriênio 2022/2026. As eleições do Sindicato Metabase são para...

81

O Sindicato Metabase de Itabira e Região inicia nesta manhã (10) mais uma eleição sindical, desta vez para o quadriênio 2022/2026. As eleições do Sindicato Metabase são para escolher os membros da diretoria executiva, do conselho fiscal, do conselho de delegados representantes e do conselho consultivo. Diferente da última vez, a instituição recebeu a inscrição de apenas uma chapa – Chapa 1 – União para Evoluir.

O atual presidente do Metabase, André Viana, é candidato à reeleição e tem como seu vice, o atual tesoureiro Flávio do Carmo “Flavinho”. Eleito em 2018, venceu seu atual apoiador, o ex-presidente Paulo Soares, que esteve por mais de 20 anos no sindicato, sendo 16 anos como presidente.

O experiente sindicalista falou sobre a possibilidade de reeleição de André: “Hoje peço apoio para a Chapa 1 pois conheço os companheiros e na minha opinião tenho feito um bom trabalho. Acredito que irá continuar fazendo este excelente trabalho para os próximos quatro anos”. Já o diretor nacional da Aposvale, Sebastião Deiró, disse que o seu apoio à reeleição de André é a continuidade da união entre a instituição que ele preside, Aposvale e o Metabase: “Desde a eleição do amigo André em 2018, temos unido forças para a defesa dos interesses dos nossos assistidos.

Recebi o apoio dele para a minha eleição para o comando nacional das Aposvales e hoje retribuo sua camaradagem e companheirismo comigo”. Sindicatos de outros estados como Stefem (Maranhão) Metabase Carajás (Pará) e próximos a Itabira como Metabase BH e Metabase Mariana, também expressaram apoio. André Viana disse que “os últimos três anos foram extremamente desafiadores: barragens, pandemia internacional, economia abalada, inflação e cenários incertos fragilizaram os trabalhadores e as atividades das instituições sindicais, inclusive o nosso sindicato. Apesar de tudo isso, a força da luta e equilíbrio com o diálogo fizeram com que todos os nossos representa­dos tivessem acordos sem perda, benefícios e direitos; e ainda com ganho salarial e outras importantes conquistas.

Acredito que tudo isso fez com que os trabalhadores me pedissem para continuar à frente do sindicato. Frequentemente estou nas minas conversando, ouvindo as “vozes que vêm das minas” e sem falsa modéstia confesso que muitos me pediram que continuasse o trabalho. Minha candidatura à reeleição é um desejo meu, claro, mas também um desejo destes guerreiros e guerreiras que tanto me motivam”. Ele falou sobre a nova composição da diretoria que irá concorrer: “A nova diretoria que compõem a nossa chapa traz na sua essência a representatividade da categoria de trabalhadores, aposentados e pensionistas. A União é a força, e para evoluir é necessário a unidade. A experiência de quem já fez e faz mesmo em tempos extremamente difíceis se une a renovação e aumento da representatividade dos trabalhadores, aposenta­dos e pensionistas. É com esta equipe experiente, renovada e comprometida que o Sindicato Metabase de ltabira e Região quer lutar e conquistar ainda mais para todos”, finalizou.

 

O Metabase informa que as urnas para votação, fixas e itinerantes, estarão nas minas das empresas Vale S/A, Bemisa, Anglo American e Belmont. Urnas também na sede do Metabase, Aevale e Aposvale. Pensionistas votarão somente na sede do Metabase Itabira de 9 às 18 horas. As eleições serão nos dias 11, 11 e 12 deste mês e prometem movimentar cerca de 6.000 trabalhadores das diversas empresas onde o Metabase representa os trabalhadores.

Atenciosamente,