Iniciadas as obras para reabrir a avenida Integração

Trabalho emergencial visa a liberação da via para o tráfego de veículos; ao mesmo tempo, Prefeitura segue com trabalhos de apuração sobre a estrutura da avenida Começou nessa...

183

Trabalho emergencial visa a liberação da via para o tráfego de veículos; ao mesmo tempo, Prefeitura segue com trabalhos de apuração sobre a estrutura da avenida

Começou nessa terça-feira (2) o trabalho de revitalização da avenida Integração, entre os bairros Machado e Gabiroba. A operação prossegue durante a semana, com recortes de pontos mais críticos e recomposição asfáltica nos trechos anteriormente removidos pela Secretaria Municipal de Obras.

A ação é emergencial e visa a liberação da via para uso imediato. Os dois sentidos da avenida estão interditados. Os trabalhos iniciais se concentram no sentido Gabiroba. A ideia é liberar a circulação deste primeiro lado tão logo a operação seja concluída. Depois, será iniciado o asfaltamento no sentido bairro Machado. A liberação total está prevista para a próxima semana.

Responsabilização

A extensão da avenida Machado de Assis, que passou a ser chamada de Integração, foi entregue em 2020, último ano da gestão anterior à atual. Com pouco tempo de uso, ainda no ano de inauguração, buracos se acumularam em trechos da via.

A situação da avenida piorou no início de 2022, com as fortes chuvas de janeiro e fevereiro. A empresa responsável pela construção foi acionada, dentro do período de garantia, mas negou, em ofício à Prefeitura, a “responsabilidade exclusiva” por reparos pontuais na obra, sob argumento de que houve erros no projeto executivo entregue à mesma.

Todo esse histórico está sendo auditado pela atual gestão. No mês passado, uma empresa de engenharia foi contratada para investigar todos os processos da obra a fim de colaborar para a responsabilização de prejuízos.

“Enquanto a apuração acontece, a gente optou por usar o contrato de tapa-buracos para providenciar a liberação da avenida. A população não pode ser mais penalizada do que já foi. Então, vamos fazer a revitalização, que é emergencial, enquanto prosseguimos com a solução definitiva e eventuais responsabilizações”, argumenta o secretário municipal de Obras, Danilo Alvarenga.