Limpeza dos bueiros alerta para a sujeira que todos podem evitar

Em 2021, a limpeza dos bueiros e troca de 420 grelhas beneficiaram 85 bairros de Itabira A limpeza dos bueiros, uma das principais ações capazes de reduzir os...

204

Em 2021, a limpeza dos bueiros e troca de 420 grelhas beneficiaram 85 bairros de Itabira

A limpeza dos bueiros, uma das principais ações capazes de reduzir os riscos de inundações durante o período chuvoso do fim e início de ano, foi iniciada pela Prefeitura nesta semana. A Secretaria de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT) prevê que até o final de outubro toda a cidade tenha sido atendida. “Como limpamos 12.600 bocas de lobo no ano passado, agora o serviço será mais fácil, mais rápido”, afirma o engenheiro Carlos Henrique da Silva Cunha, da SMOTT.

Em 2021, a limpeza dos bueiros e troca de 420 grelhas beneficiaram 85 bairros de Itabira. Isso foi fundamental para evitar enchentes e inundações. E os resultados foram percebidos durante a chuva intensa que caiu no estado também em fevereiro. Não foram registrados alagamentos na cidade, com exceção da parte baixa do Gabiroba, onde residências chegaram a ser inundadas. “Com a água escoando livremente pelos bueiros limpos, a drenagem mais rápida reduz chance de problemas”, explica Carlos Henrique.

O engenheiro da Prefeitura fala ainda da importância da conscientização de todos quanto à limpeza da cidade. “Não adianta a gente limpar e as pessoas sujarem as ruas, jogarem lixo nos próprios bueiros como muitas vezes a gente vê por aí”, adverte. Ele acrescenta que a Ouvidoria do Município (3839-2150) pode receber cobranças de lixo acumulado nas ruas ou mesmo denúncias de cidadãos apontando quem joga lixo em vias públicas ou terrenos vazios.