Prefeitura anuncia que vai pagar o piso nacional dos enfermeiros

Assim como paga o piso dos professores, Itabira também decidiu aderir à nova base salarial quando a PEC em tramitação no Congresso for aprovada em Brasília O prefeito...

222

Assim como paga o piso dos professores, Itabira também decidiu aderir à nova base salarial quando a PEC em tramitação no Congresso for aprovada em Brasília

O prefeito Marco Antônio Lage anunciou nesta quinta-feira (30) que a Prefeitura de Itabira irá pagar o Piso Nacional de Enfermagem. Uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) em tramitação no Congresso Nacional vai estabelecer uma nova escala de vencimentos para categorias profissionais que atuam na saúde pública, mas muitos municípios brasileiros já adiantaram que não poderão cumprir a determinação. Em Itabira, a Prefeitura também já paga o piso nacional do magistério.

Prefeito Marco Antônio Lage e secretários municipais se reuniram com representantes da enfermagem

A garantia do pagamento automático do piso nacional dos enfermeiros foi feita pelo prefeito em reunião com representantes da categoria que atuam no setor de atenção básica da rede municipal do SUS. “Essa é a notícia: Itabira vai pagar o piso assim que a PEC for oficializada em Brasília”, pontuou. Marco Antônio Lage também alertou que o Plano de Cargos, Carreiras, Vencimentos e Salários (PCCV), já em discussão com os servidores, “é o caminho correto para valorização do funcionalismo de forma igualitária”.

O prefeito ainda autorizou expansão de valores e abrangência do Pró-Família, programa específico para trabalhadores das unidades de atenção básica, os PSFs. Os servidores do técnico superior passam a receber 500 reais de benefício; os técnicos de enfermagem, R$ 300 reais; enquanto os auxiliares receberão 400 reais. O novo formato do Pró-Família foi reivindicado pelos servidores para reparar defasagem e diminuir distorções salariais na atenção básica.

A secretária de Saúde, Clarissa Santos, disse que os benefícios são válidos somente até a entrada em vigor do piso nacional, como será estabelecido em Projeto de Lei a ser encaminhado à Câmara. Também presente na reunião, o enfermeiro Thiago Orneles, um dos representantes da Saúde na comissão do PCCV, destacou a capacidade de diálogo do prefeito como uma “postura diferente” em Itabira. “Isso é um ponto que deixa a gente muito mais tranquilo (quanto ao interesse de valorização do servidor)”, afirmou.