Área ociosa da Escola Municipal Cicinha Moura servirá como horta comunitária

O projeto em transformar o espaço ocioso da escola municipal Professora Cicinha Moura, localizada no bairro Primeiro de Maio,em uma horta comunitária está a todo vapor. Na última...

150

O projeto em transformar o espaço ocioso da escola municipal Professora Cicinha Moura, localizada no bairro Primeiro de Maio,em uma horta comunitária está a todo vapor. Na última quarta-feira (15), o prefeito de João Monlevade Dr. Laércio Ribeiro (PT), se reuniu com a diretora da escola,Débora Martins,para formalizar a parceria. O encontro ainda contou com a participação do chefe do setor de Habitação da Prefeitura e coordenador do Movimento por Moradia Popular, Antônio Contrapino Miranda, e de representantes da direção da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

A Prefeitura de João Monlevade vai disponibilizar a mão de obra para que a terra esteja preparada para o plantio das mudas, onde serão cultivadas hortaliças como alface, cebolinha e outras verduras.

De acordo com o prefeito, o projeto pretende mobilizar a comunidade quanto à produção de alimentos orgânicos, saudáveis e sem uso de agrotóxicos. “A horta comunitária é mais uma iniciativa da escola em colocar a família mais perto das atividades do dia a dia da escola”, destacou.

Segundo Débora Martins, o projeto vem sendo discutido desde o ano passado, inclusive com proposta para captação da água de chuva para irrigação das hortaliças.  Ainda segundo a diretora, a Ufop vai auxiliar no trabalho de mobilização dentro da escola. “Nosso sonho é que no futuro o espaço seja  transformado numa cooperativa para geração de renda”, afirmou lembrando que o espaço servirá para o empreendedorismo e o uso dos alimentos orgânicos.