Ação educativa da Transita alerta para o risco do uso de álcool e outras drogas na direção

Com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, a campanha visa sensibilizar a população   Itabira inicia uma campanha para sensibilizar a população sobre os perigos de utilização de álcool...

465

Com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, a campanha visa sensibilizar a população  

Itabira inicia uma campanha para sensibilizar a população sobre os perigos de utilização de álcool e outras substâncias psicoativas por motoristas. A campanha de 2022 tem a temática “Juntos Salvamos Vidas” e será realizada pela Superintendência de Transporte e Trânsito (Transita). A ação educativa conta com abordagem de condutores em blitze, levando mensagens de conscientização de forma lúdica e dinâmica em pontos onde a concentração de trânsito é maior e uma ampla divulgação nas redes sociais. O alerta para os motoristas vai até o dia 30 de junho.

As atividades celebram o 14º aniversário da Lei Seca, Lei nº 11.705/08, que torna mais rígida a punição para o motorista flagrado dirigindo sob efeito de álcool e completa 14 anos no dia 19 de junho. Nesta data, em 2009, foi alterado o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e passou a penalizar qualquer que fosse a quantidade de álcool constatada, entre outras questões.

A iniciativa da Transita visa conscientizar condutores sobre suas responsabilidades no trânsito, alertando sobre os riscos de misturar álcool e direção. A campanha será marcada por dois momentos: campanha virtual, com alerta nas redes sociais e blitze educativa com a participação da Transita, policiais militares, rodoviários e servidores.

Durante a blitz os profissionais conversarão com os motoristas, em abordagem lúdica e criativa. O desafio é levar os condutores a responderem algumas questões sobre o assunto.

Veja abaixo o cronograma das blitze:

– 20/06 – 16h – MG 120 – bairro Pedreira
– 23/06 – 16h – MG 129 – bairro Chapada
– 24/06 – 16h – Av. Prefeito Li Guerra
– 27/06 – 16h – Rua Humberto Campos
– 28/06 – 16h – Estrada do Sapé
– 29/06 – 16h – Av. Mauro Ribeiro
– 30/06 – 16h – Av. Ipiranga