Com recursos Públicos e campos renovados, Campeonato Amador está de volta em Itabira

Após três anos sem a disputa, o Campeonato Itabirano de Futebol Amador homenageia o ex-jogador e dirigente Eduardo Maluf Itabira se prepara para assistir a bola rolando nos...

334

Após três anos sem a disputa, o Campeonato Itabirano de Futebol Amador homenageia o ex-jogador e dirigente Eduardo Maluf

Itabira se prepara para assistir a bola rolando nos gramados da cidade outra vez. Agora com mais emoção e investimentos. Após três anos sem movimentação nos campos, a Prefeitura de Itabira e a Liga Itabirana de Futebol Amador (Lifa) lançam, nesta quarta-feira (8), o Campeonato Itabirano de Futebol Amador 2022. Este ano, a disputa carrega como homenageado o ex-jogador e ex-dirigente Eduardo Maluf.

O evento de apresentação do campeonato, sorteio e chaveamento dos grupos acontecerá às 19h, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, além de ser transmitido ao vivo pelo canal da CBC TV no Youtube (assista aqui). Ao todo, serão 14 agremiações divididas nas categorias Sub-20, Master e Amador. Os jogos serão realizados de acordo com as regras oficiais vigentes e adotadas pela Fifa, Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Federação Mineira de Futebol (FMF) e Liga Itabirana de Futebol Amador (Lifa).

Como principal parceira, a Prefeitura de Itabira acredita no potencial do esporte na cidade e firmou o termo de fomento para investir no campeonato durante a execução, de junho a dezembro. O valor repassado à Lifa é de R$ 212.454,44. De acordo com a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Natália Lacerda, manter a tradição de um campeonato que começou em 1958, há exatamente 64 anos, é uma honra para a pasta e conversa com a proposta do município de retomar a tradição do esporte itabirano.

“Será uma oportunidade para muitos atletas da nova geração que ainda não puderam vivenciar essa energia de participar de um campeonato dessa magnitude. Além disso, também será momento de ampliar as discussões sobre o acesso ao esporte e a necessidade de olharmos para os nossos equipamentos esportivos, que recebemos sucateados”, ressalta a secretária.

Ainda, conforme a secretária, na esteira do campeonato, 12 campos de futebol serão revitalizados para que os clubes tenham acesso a estruturas dignas para a realização de atividades e torneios, investimento histórico no amador, nunca feito antes. Do total, nove gramados já estão em fase de recuperação.  Além disso, em especial, este ano, o campeonato ainda contará com a categoria inédita dos dristritos e zona rural, momento em que serão realizados jogos com as equipes locais nos campos da comunidade.

Para o presidente da Lifa, Ricardo Freitas, a expectativa é enorme para realização desta edição, a qual ele chama de “concretização de um sonho, milimetricamente pensado”. “O esporte é essencial para a formação humana por proporcionar saúde, lazer e bem-estar. Nós da Lifa estamos satisfeitos com o envolvimento da Prefeitura, que tem sonhado junto com a gente, para retomar o legado do Amador em Itabira e, claro, incentivar a retomada das famílias no campo após três anos sem a competição”, destaca o presidente.

Eduardo Maluf, o turco

O homenageado escolhido para o Campeonato Itabirano de Futebol Amador 2022 é o ícone Eduardo Maluf. Natural de João Monlevade, o turco, como era conhecido entre os amigos, veio para Itabira ainda jovem para jogar futsal no Valeriodoce Esporte Clube (VEC) como goleiro e fez história.

De goleiro passou a gerente de futebol e depois presidente do Valeriodoce. Ficou no mandato no período de 1993 a 1997. No período, foram realizados os famosos bingos que atraiam público diverso e de todo o estado.

Na época, o clube também participou de importantes competições de esportes especializados, como no voleibol, futsal, natação, basquete, taekwondo, judô, dentre outras modalidades. Ainda, realizou também o primeiro Seminário do Futebol, nas dependências do Valeriodoce, com participação das equipes mineiras, das primeira e segunda divisões.

Como presidente do Valério, participou das arbitragens e reuniões na Federação Mineira de Futebol (FMF) e logo foi descoberto, por seu conhecimento técnico e capacidade de negociação, por Zezé Perrela, ex-dirigente do Cruzeiro Esporte Clube, que o levou para o clube. Depois, Eduardo Maluf foi para o rival Clube Atlético Mineiro, onde permaneceu como Diretor de Futebol até o falecimento. Em 8 de junho de 2017,  Maluf não resistiu à luta contra um câncer na região abdominal e faleceu aos 61 anos.