A convite de André Viana, o presidente do Conselho da Vale, vem a Itabira

O Comitê de sustentabilidade e Inovação conversou com moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vista sobre as barragens. O presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região...

282

O Comitê de sustentabilidade e Inovação conversou com moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vista sobre as barragens.

O presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região André Viana, membro do Conselho de Administração da empresa Vale S/A, convidou o presidente do conselho de administração da empresa, José Luciano Penido e o Comitê de Sustentabilidade e Inovação para uma reunião com moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vista. O encontro aconteceu no dia 30, terça-feira, um dia antes da empresa completar 80 anos e teve como pauta a reparação pelos danos causados pelas barragens aos moradores e a possível remoção para outras áreas. André Viana comentou: “Considero como uma grande missão… Ela partiu da necessidade que urge na solução dos conflitos que precisam ser resolvidos de vez com os moradores, além de ouvirem da empresa, a atual realidade e os compromissos que estão sendo acertados para que a comunidade sofra o menor impacto possível com as barragens e, se necessário, a remoção de suas residências para áreas mais seguras de forma justa e responsável”. André também informou que, de acordo com a empresa, “para minimizar riscos e impactos nas operações e nas comunidades, ela tem utilizado tecnologias para gestão e monitoramento das barragens em Itabira. Um exemplo são os centros de monitoramento, que acompanham as barragens e outras estruturas 24 horas por dia”.

Comitê de Sustentabilidade
A vinda do comitê à Itabira, promovida pelo presidente do Metabase, visa aproximar a realidade da comunidade à empresa. O Comitê tem como um de seus objetivos avaliar projetos e iniciativas, bem como as propostas de investimentos da sociedade sob a ótica da sustentabilidade e da inovação, além de formular possíveis recomendações ao Conselho de Administração. André ressalta que o Comitê de Sustentabilidade coordena o relacionamento e a interação com o Conselho de Administração e, quando necessário, com a Diretoria Executiva da Vale: “É a ligação direta da comunidade com a Vale, com os componentes da Diretoria Executiva da Empresa. Por isso resolvemos intermediar este encontro com os moradores dos bairros. Eles tiveram a oportunidade de falar com os representantes da empresa, expor algumas situações que o Metabase anotou e vai cobrar as respostas. A reunião não será em vão e em breve traremos as respostas à população, em especial os moradores dos bairros que visitamos – Bela Vista e Nova Vista. Tenho cobrado, insistentemente, rapidez nas informações, no retorno da empresa aos questionamentos da população. Há tempos venho falando sobre isso. Não podemos deixar tantas famílias com a sensação de um futuro incerto. Celeridade nas informações, solidariedade, empenho da empresa imediato, esta é a nossa cobrança”, disse André Viana.

Vista às barragens.
O presidente André Viana está desde segunda-feira visitando, junto ao presidente do Conselho de Administração da Vale e Comitê de Sustentabilidade e Inovação, as barragens da empresa em Minas Gerais. Por terra e no ar, os componentes averiguam as situações das estruturas. Diversos projetos sociais são realizados baseados na contenção e descaracterização das barragens. Alguns dos locais visitados: Vila do Gongo, Mina de Gongo Soco, (área evacuada) e estrutura a jusante em Gongo Soco (Barão de Cocais); reassentamento da Comunidade de Bento Rodrigues (Mariana – Fundação Renova); comunidade Antônio Pereira (Ouro Preto); Barragem Doutor; bairros Bela Vista, Nova Vista e complexo de barragens do Pontal (Itabira); comunidade dos Macacos, Jardim Canadá e barragens B3 e B4 (Nova Lima).

Participantes:
José Luciano Penido – Presidente do Conselho de Administração

Marcelo Gasparino – Coordenador do comitê de sustentabilidade e conselheiro

Rachel Maia – Conselheira Vale.

Mauro Cunha – Conselheiro Vale.

Ken Yashurara – Conselheiro Vale.

Maria Luiza Paiva -Vice-presidente executiva de sustentabilidade.

Marcelo Klein – Diretor especial de reparação e desenvolvimento.