Prefeitura de João Monlevade inaugura Casa da Cidadania

Na tarde da última terça-feira (24), a Prefeitura de João Monlevade inaugurou a Casa da Cidadania, que vai abrigar os conselhos municipais e, assim, fortalecer a participação popular...

55

Na tarde da última terça-feira (24), a Prefeitura de João Monlevade inaugurou a Casa da Cidadania, que vai abrigar os conselhos municipais e, assim, fortalecer a participação popular na tomada de decisões junto à administração municipal. Os conselheiros e representantes das organizações da sociedade civil comemoraram a abertura do novo espaço, que possui salas amplas para a realização de reuniões e também uma entrada adaptada para pessoas com dificuldade de locomoção. O local funcionará das 7h às 11h e das 13h às 17h na avenida Getúlio Vargas, 3025 no bairro Belmonte.

O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), destacou que a inauguração do espaço era um compromisso de governo. “Não é somente criar os conselhos e colocar em funcionamento, mas temos que dar condições de trabalho e um local digno para que possam se reunir”, pontuou.

Já o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico,Fabrício Lopes (Avante), ressaltou o respeito da administração com os conselhos municipais. “Somos um governo de participação popular, que ouve e respeita as pessoas. As decisões aqui tomadas serão o futuro de nossa cidade”, refletiu.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Marinete Morais, os conselheiros municipais possuem grande força na tomada de decisões na cidade. “Os conselhos são o controle social, são eles que fazem a política pública acontecer no município”, comentou, destacando que em breve dois novos conselhos serão mobilizados no município, os de Segurança Alimentar e Igualdade Racial.

Já o assessor de Governo, Gentil Bicalho, destacou que “a Casa da Cidadania é o lugar da tomada de decisões do cidadão e da cidadã de João Monlevade”.

Conselheiros comemoram

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, médico Luiz Amaral, ressaltou que o novo espaço é um marco histórico no município. “Aqui vamos abrigar os conselhos e concentrar o exercício da democracia e da coletividade com o objetivo de proporcionar qualidade de vida para as pessoas”, comentou.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Monlevadense, Maria Imaculada Ferreira, enfatizou a importância do local para os conselhos. “Os conselhos são oriundos de uma necessidade da população e dos movimentos populares. A Casa da Cidadania será o local para a participação popular e das reivindicações da população”, disse.

A secretária executiva da Casa da Cidadania, Girlene Martins, endossou que ter um local para as reuniões era uma das grandes demandas dos conselheiros. “A Casa da Cidadania veio para casar as políticas públicas com o objetivo principal do município em fomentar a assistência à população”, salientou.

O vereador e vice-presidente da Câmara, Revetrie Teixeira (MDB), também esteve no local representando o presidente do Legislativo, Gustavo Maciel (Podemos). “Nós dependemos muito de vocês conselheiros. Estou muito feliz em representar o presidente da Câmara hoje e ver os conselheiros municipais neste local”, disse.

Presenças

Durante a solenidade também estiveram presentes os vereadores Belmar Diniz (PT), Gustavo Prandini (PTB), Marquinho Dornelas (PDT) e Marco Zalem Rita (PSD), além da primeira dama do município e presidente do Conselho Curador da Fundação Municipal Crê-Ser, Rosângela Ribeiro; a secretária municipal de Saúde, Raquel Drumond, o secretário municipal de Administração, Gilberto Barcelos, a diretora-executiva da Fundação Municipal Crê-Ser, Helenita Pinto Melo Lopes, e diversos conselheiros municipais.

 

Conselhos Municipais de João Monlevade

1 Conselho Municipal da Assistência Social (Comas)
2 Conselho Municipal  dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA)
3 Conselho Municipal  dos Direitos das Mulheres Monlevadenses (CMDMM)
4 Conselho Municipal  da Terceira Idade (Comti)
5 Conselho Municipal  em Defesa do Consumidor (Condecon)
6 Conselho Municipal de Educação (CME)
7 Conselho FUNDEB (ConFundeb)
8 Conselho Alimentação Escolar (CAE)
9 Conselho  do Transporte Escolar
10 Conselho Municipal de Meio Ambiente
11 Conselho Municipal  Fundo de Gestão Ambiental
12 Conselho Municipal de Saúde (CMS)
13 Conselho Municipal de Patrimônio Cultural
14 Conselho Gestor Fundo Patrimônio Cultural
15 Conselho Curador e Fiscal da Fundação Crê-ser
16 Conselho Municipal de Saneamento Básico
17 Conselho Municipal de Esportes
18 Conselho Municipal de Habitação
19 Conselho Municipal Transporte (CMT)
20 Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal

 Fotos: Sérgio Henrique Braga/AcomPMJM