Prefeitura de João Monlevade entrega cheques do programa Recupera Minas

Benefício é destinado a atingidos por temporais no município A Prefeitura de João Monlevade realizou, na tarde desta segunda-feira (16), através das secretarias municipais de Assistência Social e Fazenda,...

63

Benefício é destinado a atingidos por temporais no município

A Prefeitura de João Monlevade realizou, na tarde desta segunda-feira (16), através das secretarias municipais de Assistência Social e Fazenda, a cerimônia de entrega dos cheques aos beneficiários do Programa Recupera Minas. Nesta etapa foram contempladas 75 pessoas afetadas pelas tempestades e enchentes do início do ano no município.

O Recupera Minas é um pacote de ações do Governo Estadual que destina recursos para ações de infraestrutura e suporte a pessoas e cidades afetadas por temporais no Estado de Minas Gerais. Dentro do Programa foi criado o pagamento de benefício emergencial aos desabrigados e desalojados, que receberam R$1.200,00 cada um, divididos em três parcelas mensais de R$ 400,00.

O programa conta com medidas imediatas ou de rápida implementação e foi elaborado após o governo mapear as principais demandas e realizar estudos que garantam a viabilidade das ações.

A solenidade, realizada no Auditório Leonardo Diniz, na sede da Prefeitura, contou com as presenças do prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT), do vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), do presidente da Câmara Municipal, vereador Gustavo Maciel (Podemos), do líder do governo no Legislativo, vereador Belmar Diniz (PT), do vereador Marquinhos Dornelas (PDT), da secretária municipal de Assistência Social, Marinete Morais e do assessor de Governo, Gentil Bicalho.

Empenho e dedicação

Em seu pronunciamento, o prefeito Dr. Laércio Ribeiro destacou a importância do benefício e o empenho da administração para que o programa se tornasse uma realidade em João Monlevade. “É um benefício importante em um momento delicado, em que a nossa economia está fragilizada e os preços estão em alta, um auxílio que vem em boa hora, do qual todos vocês são merecedores. Aproveito para parabenizar os nossos servidores e as secretarias municipais envolvidas pelo empenho e dedicação para que esse momento pudesse acontecer. Muitas outras ações foram realizadas e continuam sendo feitas pelo nosso governo em prol da comunidade e o que posso afirmar é que vocês podem contar conosco”, afirmou o prefeito.

Já o vice-prefeito Fabrício Lopes salientou a importância da boa relação com a Câmara Municipal e a seriedade com que a administração tratou o assunto, o que, para ele, foi fundamental para que as famílias recebessem o benefício. “Destaco a seriedade com que a administração tratou a questão, liderada pelo nosso prefeito Laércio Ribeiro, que pediu rapidez no processo, porém, sem deixar de lado a legalidade das ações, o que é um pilar em nosso governo. Lembro também que foi  fundamental a atuação da Câmara Municipal nesse projeto, sempre parceira em importantes ações para a população. É bom salientar que os recursos são provenientes do governo estadual, porém, sem o trabalho eficaz de nossa equipe, nada disso teria acontecido”, destacou.

Segundo Marinete Morais, o recurso do Programa Recupera Minas à Assistência Social, beneficiou, até o momento, mais de 490 pessoas sendo:  415 beneficiadas por transferência bancária desde o dia 11 de maio e no dia 16 de maio, 75 beneficiadas por cheque nominal.

Vale ressaltar que este trabalho contou com o serviço socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social no atendimento e acompanhamento de cada família em que as pessoas tiveram o direito a esse Benefício Eventual.