Itabira promove Dia D para vacinação contra a gripe e sarampo

A ação acontece no próximo sábado, 30 de abril, em todas os PSFs e na Policlínica   No próximo sábado (30), acontece em Itabira o Dia D de Mobilização...

303

A ação acontece no próximo sábado, 30 de abril, em todas os PSFs e na Policlínica  

No próximo sábado (30), acontece em Itabira o Dia D de Mobilização Social com imunização dos grupos prioritários contra a influenza e sarampo. A ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visa ampliar o número de vacinados com os dois imunizantes e ter uma maior cobertura. A vacinação estará disponível nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde funcionam o Programa de Saúde da Família (PSF), e na Policlínica Municipal, com atendimento no horário de 8h às 17h.

Neste dia serão contemplados os idosos, a partir de 60 anos, com vacinação somente contra a Influenza. Já os trabalhadores da Saúde e as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) serão imunizados contra a gripe e sarampo.

De acordo com o Ministério da Saúde a meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário na campanha da Influenza e 95% das crianças contempladas na campanha do sarampo, esses dados são relativos a todo período da campanha que teve início em 4 de abril e vai até o dia 3 de junho.

Para a vacina contra a Influenza o público-alvo de idosos é de 19.066. Até o momento, foram aplicadas 4.336 doses. Entre os trabalhadores da Saúde, 3.314 deverão receber a dose da vacina contra a gripe, sendo que 1.749 pessoas deste grupo já foram imunizadas.

Já a vacina contra o sarampo as doses são indiscriminadas. Entre o grupo de trabalhadores da Saúde, 1.269 pessoas já receberam a vacina; já entre as crianças, 586 doses foram aplicadas até o momento.

Para a vacinação é obrigatório o uso de máscara. É necessário apresentar também cartão de vacina, documento com foto, CPF e cartão do SUS.

Em tempo

A SMS informa que no dia D de vacinação ainda poderão ser vacinados contra a Covid-19, idosos a partir de 70 anos, que ainda não receberam a dose de reforço (quarta dose).

Sarampo

É uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir para complicações e óbito, mais especificamente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias. A doença considerada erradicada, porém, desde 2018 alguns casos voltaram a acontecer. A SMS alerta para a importância da vacinação, para que mais pessoas sejam imunizadas.

Influenza

A gripe é uma infecção viral causada pelo vírus Influenza. É uma doença grave que causa danos à saúde e pode ser fatal, principalmente, para os grupos de alto risco. Existem três tipos de vírus Influenza A, B E C, sendo que os vírus A e B apresentam maior importância clínica e são os responsáveis pela maioria das epidemias de gripe. Para uma boa cobertura vacinal é importante que os grupos prioritários tomem a vacina anualmente.