Museu do Tropeiro integra a 20ª Semana Nacional de Museus com programação diversificada

As atividades serão em alusão ao tema definido para a edição de 2022 “O Poder dos Museus” O Museu do Tropeiro, localizado no distrito de Ipoema, em Itabira,...

390

As atividades serão em alusão ao tema definido para a edição de 2022 “O Poder dos Museus”

O Museu do Tropeiro, localizado no distrito de Ipoema, em Itabira, participa da 20ª Semana Nacional de Museus. O evento acontece em todo território nacional, de 16 a 22 de maio, com programação local envolvendo exposições, seminários, palestras, dentre outras atividades. Em Ipoema, as ações contarão ainda com exibição de filme, visita mediada e encontro de gastronomia e arte. As atividades serão gratuitas em formato híbrido, presenciais e on-line.

A ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) é realizada anualmente com o propósito de mobilizar museus de todo o país a partir de um esforço coletivo e de convergência com programações temáticas. As articulações são do setor museal brasileiro. O tema abordado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para 2022 é “O Poder dos Museus”, toda a programação segue o tema escolhido.

A participação do Museu do Tropeiro na 20ª Semana Nacional de Museus é fundamental para fomentar e divulgar a diversidade cultural do distrito, além de aproximar a comunidade local com as ações desenvolvidas.

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus e um instrumento de ampliação do acesso à cultura e de reconhecimento das instituições museais. Além disso, é uma homenagem ao Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio. A iniciativa é uma oportunidade para que as instituições possam partilhar, em âmbito nacional e de forma articulada, as suas ações formativas, educativas, e experimentações.

Com uma programação diversificada, o Museu do Tropeiro pretende contribuir para o fortalecimento do diálogo com seus diferentes públicos. A diretora do Museu do Tropeiro, Tayane Campos, relata que por meio dos museus, que são como testemunhos vivos da arte, da história, da ciência e da vida, é possível construir o presente e resinificar o futuro e ainda reforça a importância da interação com a comunidade local “a participação no evento é uma maneira de valorizar a instituição, intensificar a relação com a sociedade, o que dialoga com a função social do museu”.

A programação do Museu do Tropeiro na 20ª Semana Nacional de Museus será gratuita, em formato hibrido. Confira como será o evento:

– 16/05/2022 – 19h às 20h ABERTURA – LIVE: Museu do Tropeiro Convidados (Conversa sobre a importância dos Museus na atualidade)

– 17/05/2022 – 09h às 10h CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – Início do projeto “Nas Trilhas do Tropeirismo””, com contação de histórias relacionadas a cultura tropeira.

– 19/05/2022 – 19h às 20h PALESTRA – Museologia História: A proteção da identidade de um povo.

– 20/05/2022 – 19h às 21h EXIBIÇÃO DE FILME – UMA NOITE NO MUSEU. (Início do Projeto de exibição de filmes no Museu)

– 20/05/2022 – 20h às 22h GASTRARTE – 1º Encontro de Gastronomia Arte Local:Praça Augusto Guerra – Bairro: Centro, Distrito de Ipoema.

– 20/05/2022 – 18h às 22h VISITA MEDIADA – NOITE MUSEAL – Visitação Noturna, mediada ao museu

Mais informações:

Museu do Tropeiro

Travessa Professor Manoel Soares, 127 – Centro – Ipoema – Itabira/MG

E-mail: museudotropeirooficial@gmail.com