Patrícia de Freitas toma posse na OAB Itabira e se torna segunda mulher a presidir a instituição

A presidente da 52ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Itabira), Patrícia de Freitas, foi empossada solenemente no cargo nesta terça-feira (22), no teatro da Fundação...

261

A presidente da 52ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Itabira), Patrícia de Freitas, foi empossada solenemente no cargo nesta terça-feira (22), no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Apesar da posse administrativa ter ocorrido em janeiro, a posse solene foi marcada para este mês, devido as comemorações do dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia oito.

Patrícia de Freitas é a segunda advogada a assumir o cargo de presidente da OAB Itabira, desde a sua fundação, em 1976. Antes dela, a advogada Zita Sant’Ana foi a primeira mulher a ocupar este cargo, em dois mandatos, o primeiro de 1987 a 1988 e o segundo de 2004 a 2006.

“Março é o mês em que se comemora o dia internacional da mulher, não por acaso foi o mês escolhido para realização da solenidade de posse. É com muita alegria que me torno a 2ª mulher a presidir a 52ª Subseção da OAB em Minas Gerais – OAB/Itabira, nos seus mais de 45 anos de criação. Tivemos muitos presidentes, com inúmeros méritos, e até o presente momento apenas uma mulher teve a coragem de pleitear um espaço até então exercido por homens, Dra Zita Sant’Ana, merecedora de justa homenagem.”, relembrou a nova presidente, durante o seu discurso de posse.

Patrícia de Freitas lembrou os 600 advogados itabiranos hoje representados por ela, que assumiu a frente da instituição. E, apesar de ter reconhecido a possibilidade de divergências de opiniões entre os seus colegas, o respeito e o diálogo foram defendidos pela nova presidente ao assumir oficialmente o cargo, assim como a aproximação com os Poderes Públicos.

“Quando se fala em união da advocacia de Itabira, não se desconsidera que haja divergência em um ou outro ponto, não estamos afirmando que tudo são flores. Somos 600 inscritos e há sim 600 opiniões. É com muita consciência que eu e a minha diretoria assumimos as responsabilidades que nos foram confiadas. Primaremos pelo diálogo institucional com os poderes executivo, legislativo e judiciário na busca pela manutenção da ordem jurídica e melhoria na prestação jurisdicional”, discursou.

Presenças – Além de toda nova diretoria da OAB Itabira, estiveram presentes na posse o Secretário Geral da OAB Minas Gerais, Sanders Alves Augusto e o diretor tesoureiro, Fabrício Almeida. Também compareceram à posse o prefeito Marco Antônio Lage (PSB), o deputado estadual Bernardo Mucida (PSB) e o presidente da Câmara Municipal, Weverton Andrade (PSB).