Mostra divulga talentos locais em cinco dias de evento

Fomentar a cultura e valorizar nossos talentos é um dos objetivos da administração de São Gonçalo do Rio Abaixo e, para isso, a Secretaria de Cultura realizou, a...

501

Fomentar a cultura e valorizar nossos talentos é um dos objetivos da administração de São Gonçalo do Rio Abaixo e, para isso, a Secretaria de Cultura realizou, a Mostra Cultural Aldir Blanc. Em menos de uma semana de evento, o projeto reuniu atividades de música, literatura, fotografia e atividades de formação. Uma oportunidade para artistas locais mostrarem sua arte, aperfeiçoá-la e ainda, incentivar outras pessoas a mostrarem suas habilidades.

Na última semana, a Mostra deu o “ponta pé inicial” capacitando os participantes na elaboração de projetos culturais. Eles aprenderam sobre as leis de incentivo, principalmente, a municipal, desenvolvida por Jussimere de Souza. A sensibilidade do olhar da fotógrafa, Rayane Novaes foi apresentada na exposição, “Da Janela Lateral”, que permanece no salão de entrada da Biblioteca Josef Blonski. A criatividade das escritoras, Helena Rodrigues em “Memórias de uma Canastra” e Ana Carolina Paula Oliveira em “Raio de Sol” foram mostradas em entrevista de Mírian Blonski em noite de lançamento dos títulos.

E a música de estilo variado tomou conta do Centro Cultural na sexta e sábado. “O resgate dos anos 90”, com a cantora Jessy Isabella e “Diário Musical da Dany”, com Dany Silva, a banda Neanderthal Hard Rock e Lipe Souza com o projeto “Até o Amanhecer” afinaram os tons na noite são-gonçalense.

 Para o secretário de Cultura, Aulus Rodrigues, o evento foi um grande sucesso e reafirmou a vocação principal do Centro Cultural: ser um polo irradiador de cultura, um ponto de encontro entre os artistas e público. “E o mais importante é que toda a programação foi protagonizada por artistas de São Gonçalo. Por mais que a pandemia tenha interrompido parte das atividades culturais, o evento mostrou que a cultura de São Gonçalo permanece forte e criativa”, ressaltou.

Jhonne Starlen

Atrações variadas mostraram a arte são-gonçalense.