Professores e Pedagogos recebem formação em Educação Patrimonial

Conhecer o passado para entender e respeitar o presente e visualizar o futuro. Essa é a proposta da administração para a conscientização da população quanto a respeitar o...

84

Conhecer o passado para entender e respeitar o presente e visualizar o futuro. Essa é a proposta da administração para a conscientização da população quanto a respeitar o patrimônio público. E o melhor lugar para disseminar esse hábito é a escola. Para isso, a Secretaria de Educação e de Cultura de São Gonçalo do Rio Abaixo promoveu na manhã de quarta, 16, na sala de reuniões uma formação para professores do 3º Ano do Ensino Fundamental e Pedagogos com o setor de Patrimônio Cultural.

Profissionais de educação tiveram um novo olhar sobre a cidade através da formação.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria, Geiza Maciel, a proposta é criar uma cultura de pertencimento nas crianças desde cedo, para entenderem que o cuidado com o ambiente vai além da natureza; é também a escola ou um objeto de valor afetivo, os quais precisam ser preservados.

Na ocasião, o coordenador do setor de Patrimônio, Danilo Souza Ferreira apresentou o painel “Paisagens do lugar em que vivo” e propôs a visita de professores e alunos aos locais considerados patrimônio histórico material da cidade, que resultarão em trabalhos dos alunos sobre memórias e identidades dos espaços onde vivem e posterior exposição.

Nívia Leles/Acom/PSGRA