Prefeitura de João Monlevade disponibiliza novos insumos para curativos em postos de saúde

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai disponibilizar dois novos insumos para curativos nas unidades de saúde. Os postos agora vão contar...

136

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai disponibilizar dois novos insumos para curativos nas unidades de saúde. Os postos agora vão contar com creme reestruturante e creme hidratante para serem aplicadas no local do ferimento, conforme a necessidade do paciente e avaliação profissional.

Nos dias 7 e 8 de abril, todos os profissionais de Enfermagem da Prefeitura vão passar por treinamento com a fornecedora dos insumos, para a utilização dos produtos. A coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Renata Caroline Bráulio de Moura, explicou que desde agosto de 2021 o setor de curativo das unidades de saúde está recebendo novos materiais para o melhor atendimento aos pacientes.

Ela salientou que, antes, as unidades disponibilizavam apenas o que os profissionais chamam de cobertura secundária, como gaze e faixa. Porém, os insumos denominados de cobertura primária só eram aplicados no ambulatório de feridas na Policlínica (antigo PA).

“No posto de saúde era feita a limpeza do ferimento com soro fisiológico. Caso precisasse da aplicação de outro produto, isso só seria feito se o paciente trouxesse o dele. Desde que assumiu, essa administração tem investido para modificar isso”, salientou.

Atualmente os postos contam com hidrogel, hidrogel com alginato, placas curativas de alginato, compressa de petrolatum, bota de Unna e óleo AGE. Esses materiais são utilizados nos ferimentos para favorecer o processo de cicatrização.

Para os novos materiais, Renata de Moura ressalta que o treinamento será necessário porque são insumos que chegaram recentemente no mercado. O objetivo da Atenção Primária é expandir o serviço. O setor planeja, em breve, disponibilizar materiais também para curativos de ferimentos provocados por queimaduras.