Agenda cultural da Cemig oferece atrações gratuitas em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Na Semana dedicada às mulheres, a agenda cultural oferecida pela Cemig traz literatura, música popular mineira, jazz e blues,  para colorir com sensibilidade o fim de semana. 2º...

138

Na Semana dedicada às mulheres, a agenda cultural oferecida pela Cemig traz literatura, música popular mineira, jazz e blues,  para colorir com sensibilidade o fim de semana.
2º PRÊMIO DA MÚSICA POPULAR MINEIRA

Os vencedores da segunda edição do Prêmio da Música Popular Mineira sobem ao palco para celebrar a vitória nesta quinta-feira (10/3), às 20h. A transmissão acontece, ao vivo, pela Rádio Inconfidência e Rede Minas. O espetáculo traz artistas mineiros que apresentam um repertório misto.

Nesta edição, foram 420 inscrições de compositores, músicos e intérpretes mineiros que concorreram, em categorias diversas, à “Melhor música” e “Melhor álbum”. Os vencedores foram escolhidos por um júri formado por especialistas de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Pernambuco e recebem prêmios de R$ 7 mil e troféus.  O Prêmio contou com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS CONVIDA KAIO CARMONA PARA FALAR SOBRE OS DOIS ANOS SEM MARCELO DOLABELA

O escritor e professor Kaio Carmona é convidado da Academia Mineira de Letras para a palestra especial “Dois anos sem Marcelo Dolabela”, uma homenagem ao legado que o profissional deixou para a literatura brasileira. O público poderá conferir o evento a partir do dia 10 de março, no canal de YouTube da AML: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Na palestra, o escritor e professor faz uma breve abordagem sobre a importante trajetória de Marcelo Dolabela, poeta, professor, pesquisador, artista multimídia, roteirista e músico brasileiro que faleceu em 2020. Herdeiro do Concretismo e da Poesia Marginal, Dolabela constrói uma escrita singular, muito própria e, ao mesmo tempo, variada e coletiva. Ao longo da videoaula, Kaio Carmona lê alguns trechos e analisa alguns dos poemas mais relevantes do escritor.

CEMIG VIJAZZ & BLUES 

O Vijazz & Blues Festival apresenta o circuito misto (presencial e online), finalizando a sua 14ª edição, no dia 11 de março, a partir das 19 horas no Le Doux Eventos, em Teixeiras – Minas Gerais, com entrada gratuita, e retirada do ingresso no site: www.vijazz.com.br/eventos

A abertura do show fica por conta de Izauro Fonseca, saxofonista, clarinetista e compositor, natural de Teixeiras (­MG). O segundo convidado é reconhecido como um dos maiores violonistas do Brasil, Juarez Moreira, aclamado pela crítica no exterior (“New York Times”, “Billboard”, “Jazz Times) e por feras como Milton Nascimento, Toninho Horta e Paquito D’Rivera, o artista mineiro cresceu ouvindo jazz, bossa nova e a música brasileira dos anos 1950. Dono de técnica impecável, o guitarrista e compositor apresentou-se nos quatro cantos do mundo. Juarez tem 13 álbuns lançados e um DVD gravado ao vivo no Palácio das Artes em Belo Horizonte. Em seguida, a atração é o cantor, compositor e guitarrista Wilson Sideral, o show Tropical Blues faz reverência e inspira-se no blues, essa língua universal, música mãe do jazz, do soul, rock’n’roll, entre outras maravilhas modernas, para cantar o Brasil.

Online

As apresentações também serão transmitidas ao vivo pela TV Viçosa, pelo canal do Youtube do festival e pelo Canal Universitário e seguirão todos os protocolos de segurança em relação ao Covid-19 e Minas Consciente.