Areão receberá sistema subterrâneo de iluminação

Projeto está programado para ser entregue à população no aniversário da cidade Desde o início de 2021, quando assumiu a tarefa de iniciar a revitalização do Parque do...

254

Projeto está programado para ser entregue à população no aniversário da cidade

Desde o início de 2021, quando assumiu a tarefa de iniciar a revitalização do Parque do Areão, uma das situações que chamaram a atenção do coordenador do projeto, Geraldo Magela Gonçalves (Dindão), foi o fato do parque contar com um sistema de iluminação com cabeamento aéreo.

O fato, além de ser muito suscetível às intempéries, já que ficavam em meio a árvores de grande porte que, com o vento, tinha seus galhos lançados na rede elétrica, danificando a mesma e por esse mesmo motivo aumentava o trabalho de manutenção e ainda provocava o corte periódico das árvores.

Diante o fato, Dindão, após estudos de casos, acabou por trabalhar a ideia de mudar o cabeamento aéreo pelo subterrâneo.

Nessa terça-feira (24), uma comissão formada pelo Secretário de Meio Ambiente, Samuel Domingos, pelos policiais militares tenentes Daniel Andrade, José Wilson e Sargento Wagner, pela engenheira elétrica da secretaria de Obras, Taís Machado Leite, pelo Chefe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Marlon Leandro, pelos técnicos Felipe e Marcelo da Support Informática, pelo chefe de serviços Abel Índio e pelos servidores Geraldo Ferreira e João Luiz Motta, estive visitando o parque.

Na oportunidade, objetivando buscar a eficiência e economicidade, a comissão, de posse do projeto iluminotécnico, fez a demarcação de toda área que receberá também a continuidade do projeto Cidade Mais Segura, com a instalação de mais de 30 câmeras que cobrirá todo espaço, tornando toda área segura para que a população possa usá-la com tranquilidade. “Queremos mais que oferecer lazer e um espaço agradável para a população. Queremos oferecer tudo isso e segurança, onde a pessoa saberá que a Polícia Militar estará observando toda a área através do sistema de vigilância colaborativa”, informa Dindão.

Para o secretário de meio ambiente, Samuel Domingos, com o sistema de iluminação e de vigilância, crimes ambientais que vem acontecendo no local como incêndios e descarte de lixo serão coibidos e os responsáveis identificados: “Com certeza uma ferramenta de apoio para quem quer transformar esse lugar maravilhoso”, disse.

A comissão representativa da 17ª Cia PM Ind, o Tenente Daniel Andrade e o Tenente José Wilson, hoje com o novo Comandante Tenente Coronel Schuab, foram unânimes em observar que com um sistema eficiente de iluminação e de videovigilância  o trabalho das forças de segurança do município também se tornam mais eficiente, pois, além de inibir a ação de infratores, auxilia na identificação dos mesmos, caso cometam crimes.

O projeto está em fase de adaptação para que os mesmos postes de iluminação recebam as câmeras de vigilância, poupando estrutura e mão de obra, com os serviços acontecendo concomitantemente.

Limpeza

Com novos funcionários destinados ao projeto de revitalização, cinco no total, o processo de limpeza, podas, remoção de espécies indesejadas e recuperação de áreas degradadas segue a todo vapor para que, tão logo o projeto iluminotécnico seja concluído, o local esteja apto para o uso da população.

Prestação de Contas à Câmara

Nesta sexta-feira (25), o coordenador do projeto, Dindão, convocado pela Câmara Municipal, estará mais uma vez na Casa Legislativa, prestando informações sobre o projeto e o andamento dos trabalhos.