Consmepi capacita servidores sobre Serviço de Inspeção Municipal

O Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi) realizou, na última semana, a Oficina de Capacitação Técnica do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), sobre a adesão ao Sistema...

494
O Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi) realizou, na última semana, a Oficina de Capacitação Técnica do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), sobre a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), do Ministério da Agricultura e Pecuária.
 Participaram do encontro, servidores de municípios consorciados e o curso teve como objetivo, tratar da ampliação de mercado e os procedimentos Gerais de Registro e Inspeção de Produtos de Origem Animal.
No fim do ano passado, o Ministério da Agricultura reconheceu a equivalência do SIM, de produtores vinculados ao Consmepi, para a adesão ao SISBI-POA do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA). Com isso, os produtores regionais podem ampliar seus mercados para todo o Brasil.
Conforme a Diretora de Programas do Consmepi, Marilda Santiago, o objetivo da oficina foi capacitar os servidores para que eles possam orientar os produtores locais que desejam registrar os produtos de origem animal produzidos nos municípios da região. “Os servidores receberam orientações sobre procedimentos, normas, aspectos gerais de instalações e estruturas dos estabelecimentos, além dos programas de Combate a fraude, Combate a Clandestinidade e Educação Sanitária”, informa.
Atualmente, o Consmepi conta com 14 municípios consorciados e que aderiram ao SIM. A região também possui uma grande variedade de produtos de origem animal, nas áreas de leite, carne, mel, ovos e pescados. Todos os produtores que quiserem ampliar o mercado e vender seus produtos no território nacional ou mesmo se pretende atender os mercados locais e regionais ou ainda atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o primeiro passo é procurar a secretaria de agricultura do município e solicitar o registro de sua indústria. Atendidos os requisitos necessários de acordo com a legislação vigente o produto estará apto a ser comercializado.
O presidente do Consmepi, o prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla, destacou  a importância da iniciativa. “Esse treinamento com a equipe do Consmepi é fundamental para o bom trabalho dos produtores. “Com o reconhecimento do Ministério da Agricultura, a região e os municípios que aderiram ao SIM têm muito a ganhar, ampliando mercado, vendendo produtos para todo o Brasil.É uma ação para fortalecer não só o Médio Piracicaba, mas  todos os municípios consorciados”, afirma.
Capacitação ocorreu na sede do Consmepi em João Monlevade