Marco Antônio Lage recebe prefeitos da microrregião de Itabira

 reunião aconteceu no gabinete do prefeito itabirano e contou com os chefes do Executivo de sete cidades: Itambé do Mato dentro, São Gonçalo do Rio Abaixo, Ferros, Passabém,...

507

 reunião aconteceu no gabinete do prefeito itabirano e contou com os chefes do Executivo de sete cidades: Itambé do Mato dentro, São Gonçalo do Rio Abaixo, Ferros, Passabém, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo e Bom Jesus do Amparo. Entre os assuntos discutidos, destacou-se o fortalecimento dos municípios da região, especialmente no que se refere à saúde pública

Com o objetivo de definir estratégias para o fortalecimento das cidades que fazem parte da microrregião de Itabira, especialmente dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Leste (Ciscel), o prefeito Marco Antônio Lage recebeu na manhã desta terça-feira (1) os chefes do Executivo de sete municípios.

O encontro aconteceu no gabinete do itabirano e contou com a participação dos prefeitos Cleidileny Aparecida Chaves (Itambé do Mato Dentro), Raimundo Nonato Barcelos (São Gonçalo do Rio Abaixo), Raimundo Menezes de Carvalho Filho (Ferros), Ronaldo Agapito de Sá (Passabém), Reinaldo das Dores Santos (Santa Maria de Itabira), Alexandre Rodrigues de Souza (Santo Antônio do Rio Abaixo) e Pedro dos Santos Moreira (Bom Jesus do Amparo). Os participantes são consorciados ao Ciscel.

“Esse encontro é uma proposta de estar em permanente contato com os gestores municipais da nossa microrregião, além de ter uma articulação mais técnica e política. Pretendemos definir os temas que são de interesse comum a todos esses municípios, entre eles, o impacto da mineração, os temas de saúde pública, o desenvolvimento do agronegócio que é muito comum em nossa região, com a mesma cultura”, explicou o prefeito de Itabira.

Entre as pautas discutidas, destacaram-se um melhor relacionamento entre os municípios e a mineradora Vale, a saúde pública na microrregião, aprimoramento dos serviços prestados pelo Ciscel, e o desenvolvimento da produção rural das cidades envolvidas. Os prefeitos agradeceram a Marco Antônio Lage pela iniciativa em prol da consolidação dos municípios ante o Estado e Federação. Novas reuniões estão previstas para acontecer a fim de traçar as estratégias a serem tomadas e para implantar projetos de desenvolvimento sustentável regional.

Para Marco Antônio Lage, buscar a sinergia entre as prefeituras é uma forma de avançar em projetos para o progresso da microrregião. “Acreditamos muito nesse modelo de desenvolvimento regional socioeconômico e político. Percebemos que é uma tendência e conversamos muito pouco neste sentido, nos encontramos pouco e não debatemos esses temas comuns entre nós. Nada melhor do que consolidar uma agenda comum, para discutir permanentemente com os prefeitos, e com isso fortalecer a região economicamente e politicamente. Esse é o nosso objetivo. E vamos fazer isso permanentemente a partir de agora”, finalizou.