Itabira dá início ao mutirão de testagem contra a Covid e secretária prega manutenção de cuidados e vacinação

A campanha para testagem começou nesta terça-feira (28) e vai até o dia 30 de dezembro em pontos estratégicos da cidade Teve início nesta terça-feira (28) o mutirão...

592

A campanha para testagem começou nesta terça-feira (28) e vai até o dia 30 de dezembro em pontos estratégicos da cidade

Teve início nesta terça-feira (28) o mutirão para testagem de assintomáticos com o intuito de evitar a proliferação do novo coronavírus neste período de festas e confraternizações de fim de ano. A secretária municipal de Saúde, Luciana Sampaio, acompanhou o início do programa no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na região central, e depois percorreu os demais pontos. Estão disponíveis 7 mil testes em nove unidades, distribuídas em postos estratégicos da cidade e dos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo.

Quem quiser fazer o teste basta comparecer aos pontos do mutirão até quinta-feira (30). Os testes serão realizados por ordem de chegada, de 8h às 17h. O método aplicado é pelo sistema de antígeno, via partículas nasais e o resultado é entregue em poucos minutos.

“Resolvemos pontualmente testar os assintomáticos porque o vírus está circulando, pouco, é verdade, mas ainda está aí. Temos que dar mais segurança para a população. Chega a época de final de ano, mesmo que a cidade e o país estejam com a pandemia mais controlada, tem as viagens que vão acontecer, tem as comemorações, então é para dar mais segurança neste momento”, comenta a secretária Luciana Sampaio.

A secretária avalia a iniciativa da testagem como importante, mas alerta que os cuidados com a higiene e saúde precisam ser mantidos, mesmo com o teste negativo para o coronavírus. “Você não está positivo, mas pode positivar. A testagem é uma tranquilidade. Porém, o uso de máscara, a higine com as mãos e demais cuidados precisam ser mantidos. Com a testagem estamos exercendo a cidadania, estamos nos cuidando e cuidando do próximo. É pensar no coletivo”, conclui.

Outro ponto citado por Luciana é a vacinação. A secretária de Saúde lembra que a imunização é ação mais efetiva para combater a Covid-19 e ressalta a importância do esquema vacinal completo. “Ainda temos, infelizmente, muita gente que não voltou nem para tomar a segunda dose, e olha que já estamos na dose de reforço, que é a terceira. As vacinas já se mostraram eficazes, basta olhar a queda nos números. Então, a gente faz novamente o apelo: vacinem-se”, conclamou Luciana.

Logo cedo muitas pessoas já procuraram os postos de testagem. A aposentada Vanilda Carmo Batista compareceu ao CEO para participar do mutirão e saiu feliz da vida com o resultado negativo. “Na minha família teve caso de Covid, o meu irmão. Eu estive junto dele, mas, graças a Deus, não peguei. Então, logo que vi a divulgação resolvi fazer o teste. Nunca tinha feito, foi a primeira vez. Acho importante para prevenir, eu também estou querendo viajar e já vou com exame pronto. Eu recomendo fazer, já até mandei no WhatsApp para várias pessoas”, diz a aposentada.

Veja abaixo os locais onde acontece o mutirão:

– Escola Municipal Pedreira do Instituto – Bairro Pedreira

– Escola Municipal Esther Pereira Guerra – Bairro Gabiroba

– Escola Municipal Nico Andrade – Bairro João XXIII

– Farmácia Municipal Central – Bairro VIla Santa Izabel

– Terminal Rodoviário Genaro Mafra – Rua Água Santa (Centro)

– Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) – Avenida João Pinheiro (Centro)

– Pronto-Socorro Municipal

– PSF Ipoema

– PSF Senhora do Carmo

Para a testagem de sintomáticos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue a orientação do Ministério da Saúde e continua com os testes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Pronto-socorro Municipal.