Fim de ano seguro: Prefeitura de Itabira faz mutirão para testagem de Covid-19 na população

Programa de testagem será desenvolvido em pontos estratégicos do município, com intenção de precaver a proliferação do coronavírus nos últimos dias do ano O fim de ano é,...

207
Programa de testagem será desenvolvido em pontos estratégicos do município, com intenção de precaver a proliferação do coronavírus nos últimos dias do ano

O fim de ano é, tradicionalmente, o período em que as pessoas mais se encontram para celebrar. A pandemia da Covid-19 provocou mudanças neste cenário na virada entre 2020 e 2021, mas, agora, com a circulação do coronavírus mais arrefecida, a tendência é de que haja mais festas neste fim de dezembro. Preocupada com os possíveis impactos dessas aglomerações, sobretudo por causa de novas variantes, a Secretaria Municipal de Saúde preparou em Itabira um mutirão de testagem da população, que terá início na próxima semana.

Ao contrário do que foi praticado durante toda a pandemia, quando apenas sintomáticos eram testados pelas equipes do município, o mutirão será destinado também aos assintomáticos. Qualquer pessoa que queira ser testada poderá comparecer nos pontos da campanha, de terça (28) a quinta-feira (30), e conferir se está ou não com a Covid-19. Os testes serão de antígeno, via partículas nasais, e serão aplicados sempre de 8h às 17 horas. O resultado é entregue minutos depois.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará 7 mil testes nestes três dias de mutirão. Para atingir ao máximo a população, foram escolhidos pontos em locais estratégicos da cidade e nos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo. Confira a lista: 

– Escola Municipal Pedreira do Instituto – Bairro Pedreira

– Escola Municipal Esther Pereira Guerra – Bairro Gabiroba

– Escola Municipal Nico Andrade – Bairro João XXIII

– Farmácia Municipal Central – Bairro VIla Santa Izabel

– Terminal Rodoviário Genaro Mafra – Rua Água Santa (Centro)

– Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) – Avenida João Pinheiro (Centro)

– Pronto-Socorro Municipal

– PSF Ipoema

– PSF Senhora do Carmo

Segundo a secretária municipal de Saúde, Luciana Sampaio, o mutirão visa precaver os itabiranos e, ao mesmo tempo, chamar atenção para a necessidade de manutenção dos cuidados. “Ainda estamos em pandemia! Os números vão caindo, o cenário melhora e as pessoas vão ficando menos atentas. Isso é um comportamento natural. Mas não podemos correr o risco de perdermos tudo que conquistamos até aqui. Então, esse programa de testagem vem para precaver, identificar possíveis assintomáticos e mostrar que o município ainda se preocupa muito com a Covid-19”, diz a secretária.

Luciana ainda explica que os casos positivos identificados durante o mutirão serão imediatamente comunicados e que as pessoas receberão o termo de isolamento domiciliar. Essas pessoas passarão a ser acompanhadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde. Casos sintomáticos, em que haja a necessidade de um atendimento imediato, serão encaminhados ao Pronto-Socorro Municipal.

“É uma oportunidade para que as pessoas estejam mais tranquilas neste fim de ano. Por outro lado, é importante para nós, enquanto gestores, termos um balizamento bem mais preciso sobre o cenário da Covid-19. Os números diários nos mostram que estamos tranquilos, mas é sempre bom ter essa profundidade. Faremos o acompanhamento e estaremos atentos a possíveis variações que o mutirão possa mostrar”, conclui a secretária Luciana Sampaio.