Prefeitura de São Gonçalo entrega 86 moradias no Matias a beneficiários

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo entregou, na tarde desta quarta-feira (22), em solenidade na comunidade de Matias, 86 moradias às famílias beneficiadas dos residenciais São...

172

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo entregou, na tarde desta quarta-feira (22), em solenidade na comunidade de Matias, 86 moradias às famílias beneficiadas dos residenciais São Gonçalo e São Gonçalo I, financiados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, atual Casa Verde e Amarela.

A solenidade contou com diversas autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Leandro Amora, Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional, Maick Willian Muniz Cariri, o deputado Estadual Thiago Cota, vereadores, secretários municipais, servidores municipais, representantes da Caixa, da Cemig, da Polícia Militar, da Polícia Civil, das empresas responsáveis pela obra e pela instalação de energia, MD Predial e Ecológica, entre outros. A cerimônia também contou com a benção pelo padre José Marcelino Magalhães Filho e do pastor Júlio Cézar Moreira.

“Confesso que não foi fácil. Recebemos a obra do empreendimento com muitos problemas técnicos, mas com o esforço conjunto de toda equipe do governo Nozinho, juntamente com a Caixa, CEMIG, Biogea e Cívitas, conseguimos em menos de um ano realizar o sonho dessas 86 famílias em adquirir a casa própria.  É muito gratificante fazer parte de todo esse processo, principalmente quando se tem um governo que é muito comprometido com as questões sociais” destacou a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Norma Aparecida Torres.

O prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho-PDT) destacou os bons resultados, em suas gestões, na garantia da casa própria às famílias que mais necessitam. “Costumo dizer e repito que nada vence o trabalho, mas lembro e reconheço que o prefeito não trabalha sozinho. Tivemos a oportunidade de ter a ideia deste conjunto habitacional e, em nosso primeiro mandato, a Prefeitura comprou este terreno. O destino quis que problemas técnicos de fornecimento de energia aguardassem nosso retorno, o que demandou de toda nossa equipe um esforço enorme para superar os obstáculos e entregar, na semana de Natal, a tão esperada moradia à 86 famílias”, disse o prefeito.

O prefeito destacou, ainda, a importância e o empenho do deputado estadual Thiago Cota (MDB), em todo o processo para regularização e liberação do empreendimento. “O deputado atuou de forma imprescindível e não mediu esforços para que pudéssemos entregar essas 86 moradias no dia de hoje”, finalizou.

O empreendimento

O Conjunto Residencial São Gonçalo do Rio Abaixo e São Gonçalo do Rio Abaixo I na localidade do Matias teve suas obras iniciadas em 2018. O terreno do empreendimento foi adquirido pela Prefeitura na gestão do prefeito Nozinho, em seu primeiro mandato.

Ali nascia o sonho de 86 famílias que percorreram um longo caminho até esta data: reuniões, tramites legais, vistorias, mais reuniões e ainda tiveram seu sonho adiado por causa de problemas técnicos, que, apenas com o esforço conjunto de todos os órgãos e empresas envolvidos no processo, e colocado como prioridade na gestão do prefeito Nozinho, foi possível viabilizar.

Tatiane dos Santos Gonçalves e seus três filhos moram em uma casa cedida no bairro Matias e esperava há 16 anos pela casa própria. “Agradeço a Deus e ao prefeito Nozinho, por essa bênção, pois estamos nesta espera a praticamente 3 anos”, ressaltou.

Maria Souza da Cruz, disse que era o dia mais importante de sua vida. “Lutei trabalhando em casa de família e sempre tive dúvidas sobre um dia ter um teto pra morar. Achava que iria morrer sem um teto e hoje realizo meu sonho. Difícil encontrar palavras para agradecer a Deus e a Prefeitura de São Gonçalo pela realização desse sonho”, frisou.

LEGENDAS

Créditos: Nívia Leles/Daniel Cota/PSGRA