1º dia do mutirão em Itabira confecciona mais de 400 carteiras de identidade

Ação acontece no estacionamento do Legislativo até quinta-feira (16) O primeiro dia do mutirão para emissão de carteira de identidade em Itabira recebeu centenas de pessoas nesta terça-feira...

160

Ação acontece no estacionamento do Legislativo até quinta-feira (16)

O primeiro dia do mutirão para emissão de carteira de identidade em Itabira recebeu centenas de pessoas nesta terça-feira (16). A ação é realizada pela Câmara Municipal de Itabira, em parceria com a Polícia Civil e com o deputado Bernardo Mucida (PSB). Ao todo foram confeccionadas 420 carteiras de identidade.

A ação é realizada com a ajuda de 15 servidores do Instituto de Identificação da Polícia Civil de Belo Horizonte e colaboradores da Câmara Municipal de Itabira. O delegado regional de Itabira, Helton Cota, comemorou o resultado. Segundo ele, a expectativa é confeccionar cerca de mil carteiras de identidade nos três dias de mutirão.

“Existe uma grande demanda reprimida pelo fato de muitas pessoas estarem chegando na cidade para fins de emprego, sendo contratadas por mineradoras. A produtividade dos Postos de Identificação de Itabira (Câmara e Delegacia) é naturalmente elevada, com confecção de aproximadamente 40 documentos por dia. Por semana são 200 carteiras de identidade. Então, naturalmente, nossa produção já é elevada. Esperamos desafogar a demanda reprimida com o mutirão e, com nossa produção natural, dar prosseguimento no restante deste ano e no ano que vem”, comentou.

Houve procura tanto para emissão da primeira quanto da segunda via do documento. O atendimento, que era previsto para até às 17h, se estendeu até quase 18h devido ao alto índice de procura.

Helena Gomes de Paula é moradora do bairro Amazonas e levou a mãe, dona Lucinda Félix Ferreira Gomes, de 86 anos, para participar do mutirão. “Chegamos bem cedo, fomos muito bem atendidas, foi bem tranquilo”, disse dona Lucinda.

Magna Martinha Pacheco Felipe levou o filho Rian, de 9 anos, para fazer a primeira via da carteira de identidade. “Chegamos por volta de 6h, sou moradora do Gabiroba e estávamos precisando muito de uma oportunidade como esta”, comentou.

O presidente do Legislativo, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), lembrou que a carteira de identidade é um dos documentos essenciais para qualquer cidadão. “Quem precisa de um emprego, vai fazer concurso ou se inscrever no Enem, por exemplo, precisa do documento. O primeiro dia de mutirão foi além do que imaginávamos. Quatrocentos e vinte itabiranos foram contemplados com a emissão de identidades, foi marcado também pela organização e participação popular. Quero ressaltar também o trabalho de destaque e empenho da Polícia Civil”, frisou Weverton Vetão.