Prefeitura realiza testes de hepatite, HIV e sífilis

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Saúde, concluiu 47 testes para Hepatite B e C, HIV e sífilis na tarde de sexta-feira (10). Os...

463

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Saúde, concluiu 47 testes para Hepatite B e C, HIV e sífilis na tarde de sexta-feira (10). Os testes foram realizados no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e na sede do Serviço Voluntário de Resgate (Sevor). A testagem faz parte das ações do “Dezembro Vermelho”, campanha que trata da luta contra a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

No Sevor foram realizados 24 testes, enquanto no Cras foram realizados 23, sendo que apenas um teste acusou positivo para sífilis. Outras ações relacionadas à campanha continuam durante o mês. Na sexta-feira (17), ocorre o IV Encontro Microrregional de Atualização em Infecções Sexualmente Transmissíveis, na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi), de 13h as 17h.

Já no dia 21 (terça-feira), o Centro de Saúde Monlevade Centro, localizado na rua Tieté, bairro Centro Industrial, realiza testes de Hepatite B e C, HIV, sífilis e outras ISTs, de 13h as 16h. Os testes são disponibilizados nos demais postos de saúde. Porém, em virtude do Dezembro Vermelho, os testes são oferecidos em diversos locais sem necessidade de agendamento prévio.

Palestra em parceria com GRS de Itabira

Além dos testes e orientações preventivas contra HIV e demais ISTs, a Prefeitura participou de uma palestra on-line promovida pela Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, para seus servidores. A enfermeira do Programa IST/AIDS do município de João Monlevade, Driele Pereira Silva Alves, foi quem ministrou a formação que teve como tema “Dia Mundial de Luta Contra a Aids – Prevenir é Sempre a Melhor Escolha”.

Pós-graduada em Enfermagem do Trabalho e enfermeira referência do programa IST/Aids desde 2015, Driele Alves enfatizou que é fundamental levar a informação para todos os setores não só da área da saúde, mas a todos os públicos, desmistificando o HIV/AIDS, focando na prevenção, detecção de novos casos e tratamento precoce para a população.

“A AIDS é uma doença sexualmente transmissível e pode mudar muito a vida de uma pessoa, por isso é sempre importante o uso de preservativos pois assim pode se proteger dessa doença”, enfatizou.

Referência Técnica em IST/ADS da Regional de Saúde de Itabira, Fernanda Ferreira Soares Pires, explicou que o objetivo foi sensibilizar e mobilizar os servidores da GRS sobre as ações voltadas para o “Dezembro Vermelho”, além da prevenção e incentivo de novos compromissos com essa luta, reforçando a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids.

“A palestra é importante para conscientizar a todos a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis e suas formas de transmissão, bem como para mostrar as medidas de prevenção e os serviços ofertados pelo SUS para o controle destas infecções, como a distribuição de preservativos, a testagem rápida e o tratamento oferecido”, concluiu.