“Esquenta” para o Amador, Copa Luiz Miranda chega ao fim e guarda expectativas para 2022

Competição envolveu 10 clubes e marcou a volta do futebol amador em Itabira; Ivipa sagrou-se campeão nesse domingo (12), ao bater o Grêmio por 1 a 0, no...

420

Competição envolveu 10 clubes e marcou a volta do futebol amador em Itabira; Ivipa sagrou-se campeão nesse domingo (12), ao bater o Grêmio por 1 a 0, no Estádio Prudêncio Silva

Chegou ao fim neste domingo (12) a Copa Luiz Miranda de Futebol Amador. O Ivipa bateu o Grêmio por 1 a 0, no Estádio Prudêncio Silva, e sagrou-se campeão. A competição é um “esquenta” para o retorno do Campeonato Amador, já projetado e sendo trabalhado para ser, no ano que vem, o maior já promovido em Itabira.

O trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) e a Liga Itabirana de Futebol Amador (Lifa) é para que o Campeonato Amador de 2022 seja disputado em seis meses, com mais de 20 clubes. O planejamento já é feito e será apresentado no início do ano que vem. Também está sendo elaborado o projeto “Cada Campo uma Escolinha”, voltado para o ensino do futebol a crianças nos campos amadores do município.

“O Esporte é olhado com carinho em Itabira. Retomamos com os trabalhos da secretaria nesta gestão e é muito importante que já tenhamos conseguido realizar esta competição logo no primeiro ano. Os investimentos já acontecem, com reformas em praças esportivas já licitadas e em execução. No ano que vem, com mais orçamento, teremos ações ainda mais intensas”, comentou a responsável pela SMELJ, Natália Lacerda.

O prefeito Marco Antônio Lage entregou o troféu de campeão ao Ivipa. Ao parabenizar a equipe vencedora, o chefe do Executivo defendeu a valorização do futebol amador em Itabira. “Temos aqui um estádio cheio, com muitas pessoas que vieram para assistir a uma partida de futebol, ter um momento de lazer e consumir nas barracas e no bar do estádio. Então, é um ciclo virtuoso que precisa ser apoiado e trará bons frutos para Itabira”, disse o prefeito.

Marco Antônio falou sobre o Amador de 2022 e das expectativas para os projetos no Esporte. “Nós vamos colocar recursos da Prefeitura para ter o maior e melhor Campeonato Amador que Itabira já teve. Contamos com a parceria da Lifa nesta organização e com a parceria dos clubes para que se organizem e façam uma ótima competição. Mas contamos, sobretudo, com a comunidade, que precisa se apropriar do Amador, mostrar que é um evento que Itabira abraça e garantir que ele nunca mais seja interrompido, como foi nos últimos anos”, completou.

A copa encerrada neste domingo homenageou o ex-presidente do Valério, Luiz Miranda. O evento de premiação contou com a presença do irmão do homenageado, Vicente Miranda. Emocionado, ele agradeceu pela lembrança do nome do irmão e disse que Luiz estaria muito feliz em ver a retomada do futebol amador em Itabira.