Instituto Cultural Vale leva apresentação do Coral Cidade dos Profetas à Itabira

A série de concertos itinerantes terá repertório natalino e colonial mineiro Após mais de um ano com as atividades de difusão interrompidas, devido à pandemia da Covid-19, o...

604

A série de concertos itinerantes terá repertório natalino e colonial mineiro

Após mais de um ano com as atividades de difusão interrompidas, devido à pandemia da Covid-19, o Coral Cidade dos Profetas realizará a série de “Concertos Itinerantes – Especial de Natal”, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A apresentação em Itabira será neste domingo (12), às 17h, no Santuário São Geraldo Majela, seguindo os protocolos de segurança.

Acompanhado de orquestra de câmara e solistas, o Coral Cidade dos Profetas interpretará, além de clássicos do repertório natalino, peças do repertório colonial mineiro que o notabilizou, pinçados originalmente em acervos setecentistas. “A intenção é revelar às novas gerações a obra de grandes compositores do período colonial e de aproximar este patrimônio imaterial de um público mais amplo, durante as apresentações em igrejas, reproduzindo a mesma atmosfera do período colonial”, explica o maestro do Coro, José Herculano Amâncio.

Especializado na interpretação de música sacra antiga de Minas Gerais e com três CDs gravados (“Missa em Fá de Lobo de Mesquita”, “Mestres do Colonial Mineiro” e “Louvor à Virgem Maria”), o Coral Cidade dos Profetas desenvolve, em mais de três décadas de atuação, o trabalho de proteção deste patrimônio imaterial do país. Formação, difusão e promoção são bases das atividades desenvolvidas pelo grupo, sediado na cidade histórica de Congonhas.

Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. É um instrumento de transformação social que busca democratizar o acesso e fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e o desenvolvimento das expressões artísticas brasileiras, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa em todo o país. Em 2021, são mais de 200 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: institutoculturalvale.org.