Casa Para Todos: Obras de restauração devem marcar centenário

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, através do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural está empenhada nas obras de restauração do casarão tombado da “Casa Para Todos”....

303

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, através do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural está empenhada nas obras de restauração do casarão tombado da “Casa Para Todos”. A intenção é entregá-lo a comunidade em 2022, ano do centenário da edificação. A proposta é tornar o espaço, um local de memórias de São Gonçalo, o qual abrigará objetos que remetem a história da cidade.

De acordo com o secretário de Cultura e presidente do Conselho de Patrimônio Cultural, Aulus Rodrigues, no momento, as obras estão concentradas no telhado, para preservar a estrutura interna. Portas e janelas estão protegidas para que sejam aproveitas ao máximo.  O cuidado na preservação e no reaproveitamento das peças é fator essencial da obra com tombamento reconhecido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, Iepha-MG, fundação vinculada à Secretaria de Estado de Cultura.

O patrimônio foi adquirido em 1922 por Raimundo Martins Guedes, onde construiu um rancho de pau a pique com telhado coberto de telhas de barro que posteriormente se transformou no armazém Casa Para Todos. O prédio foi tombado pelo decreto nº 414 de 11 de novembro de 2015.

Nívia Leles/Acom/PSGRA

Obras na Casa Para Todos está priorizando o reaproveitamento das peças originais.