Meio Ambiente celebra Dia do Rio com palestra sobre recuperação e preservação dos cursos d’água

A data é comemorada mundialmente em 24 de novembro, criado devido a grande preocupação com a escassez da água, assim como a preservação e proteção dos recursos naturais....

607

A data é comemorada mundialmente em 24 de novembro, criado devido a grande preocupação com a escassez da água, assim como a preservação e proteção dos recursos naturais.

Com o objetivo de celebrar o Dia do Rio, a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza nesta quarta-feira (24), a palestra “Cidades, Salvem Seus Rios”, com a presidente da Instituição Planetapontocom, Silvana Gontijo. O bate-papo acontece online, às 18h30, no canal do Youtube da Prefeitura de Itabira. Clique aqui para assistir.

Silvana Gontijo é escritora, jornalista, especialista em Midiaeducação e presidente da Instituição Planetapontocom. Já atuou como diretora de arte e é autora de diversos livros, dentre eles: “A voz do povo”, “O mundo em Comunicação”, “O livro de Ouro da Comunicação” e os infanto-juvenis “Uma Aventura na Comunicação”, “Falando pra Caramba”, “Fala Bia!” e “Como Tudo Começou.

Dessa forma, a palestra será para falar sobre o projeto piloto Cidades, Salvem Seus Rios, que aconteceu no Rio de Janeiro e tem se expandido para outros municípios brasileiros. Segundo Silvana, o programa visa criar uma motivação para o aprendizado, estimular o trabalho em equipe e o sentimento de pertencimento, além de desenvolver soluções para a educação pública brasileira, ao integrar temas como educação, cultura e meio ambiente.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Denes Lott, o espaço será para debater, discutir e conscientizar as pessoas sobre a relevância da data, além de ser uma oportunidade para ressaltar a importância do Rio Tanque. “Estejam sempre atentos à preservação dos nossos rios, não destruindo matas ciliares, não ocupando Áreas de Preservação Permanente (APPs), e cuidando sempre para a saúde e saneamento dos cursos de água”, reforçou o secretário.

Como parte da programação, os alunos do Colégio Tiradentes participarão de uma roda de conversa no Auditório da Secretaria de Meio Ambiente. A palestra será ministrada por Maria Eduarda Fonseca, diretora técnica operacional do Saae, pelo professor da Unifei – Campus Itabira , das disciplinas “Hidrologia e Qualidade da água” e “Poluição das águas, Anderson Assis, além do Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, Jorge Borges.

Relevância do tema

Itabira adotou racionamento de água entre os dias 05 e 20 de outubro do ano de 2021, período de estiagem muito severa. “No final do ano de 2020 a Vale SA firmou o termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), nesse acordo a empresa se obriga a captar 600 (l/s) de Água do Rio Tanque. O principal objetivo do TAC foi atender a população e as indústrias locais de Itabira em suas demandas de abastecimento de água”,

Apesar dos problemas de déficit hídrico enfrentados nos últimos anos, Itabira é privilegiada com a rede fluvial existente em seu território. A maioria dos mananciais responsáveis pelo fornecimento de água do município são superficiais, ou seja, quase toda água captada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para distribuição é proveniente dos rios