Inauguração de livraria café na Galeria da FCCDA acontece nessa terça-feira (9)

Acontece nesta terça-feira (9), às 18 horas, na Galeria da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), a reinauguração da Livraria Clube da Leitura. A Livraria, que passava...

304

Acontece nesta terça-feira (9), às 18 horas, na Galeria da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), a reinauguração da Livraria Clube da Leitura.

A Livraria, que passava por dificuldades para a manutenção das suas atividades, foi a única a cumprir os requisitos do Processo Licitatório 005/2021 realizado pela FCCDA. O pregão tinha como objetivo a concessão de parte do espaço da galeria da instituição para atividades voltadas para a literatura e o fomento às atividades artísticas e culturais.

O superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, conta que uma das maiores metas da atual gestão da Fundação é transformar a instituição na casa dos artistas e da literatura. “Queremos uma Fundação dinâmica que valorize todas as manifestações artísticas e a livraria café vai possibilitar a integração da população à FCCDA, tornando a instituição viva e repleta de atividades constantes, possibilitando que o itabirano vivencie cultura de forma frequente”, afirma Alcântara.

De acordo com Juliana Naves, proprietária da Clube da Leitura, a livraria vinha passando por dificuldades para a manutenção de suas atividades mesmo antes da pandemia de Covid-19, com a crise do setor livreiro em todo o Brasil. “A Fundação e a Clube da Leitura têm o mesmo objetivo: formar leitores e transformar vidas através da literatura, da arte e da cultura. Com isso, é muito importante a oportunidade de nos firmarmos como um ponto de cultura e lazer. Aqui, a livraria passa a integrar um espaço compatível com a sua proposta. Os benefícios serão inúmeros e mútuos”, comemora Juliana.

Para o prefeito Marco Antônio Lage: “Itabira é uma cidade que tem a literatura no sangue. Não só por Drummond, mas por diversos outros escritores que aqui nasceram ou viveram. E uma cidade literária precisa cuidar de suas livrarias, esse segmento, hoje, tão raro. Com essa mudança, o Clube da Leitura ganha novo fôlego. Ao mesmo tempo, traz nova vida para a FCCDA. São desejos que se casam e que fortalecem a nossa missão de expandir a cultura em Itabira”, complementa. 

Serviço: Inauguração de Livraria Café

Local: Galeria da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA)

Data: 9 de novembro de 2021

Horário: 18 horas

 

Mais detalhes: https://fccda.com.br

 

Facebook: www.facebook.com/fccda

 

Instagram: www.instagram.com/fccda