Dia da Consciência Negra é celebrado em evento do Cras

A Prefeitura de João Monlevade, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), realiza nesta quinta-feira (11), a partir das 14h, um encontro para debater a...

156

A Prefeitura de João Monlevade, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), realiza nesta quinta-feira (11), a partir das 14h, um encontro para debater a importância do Dia da Consciência Negra. As atividades serão realizadas no Centro Comunitário do bairro Cruzeiro Celeste, localizado na avenida Nova York, em frente à Escola Estadual Manoel Loureiro.

De acordo com a psicóloga do Cras, Mônica de Paula Silva, o encontro vai refletir sobre as relações raciais e a valorização da cultura afrobrasileira. O tema tem como objetivo fortalecer, ampliar e valorizar a cultura africana, reconhecendo e conferindo significado às identidades.

Data – O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro e marca o dia da morte de Zumbi dos Palmares. A data foi criada em 2003, sendo incluído no calendário escolar de todo o Brasil. No entanto, apenas em 2011, através da lei n°12.519, foi oficializada em todo país.