20ª Semana Drummondiana reverencia os 119 anos do nascimento de Drummond

Aconteceu entre os dias 22 e 31 de outubro, em Itabira, a 20ª Semana Drummondiana. O evento realizado pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) teve foco...

180

Aconteceu entre os dias 22 e 31 de outubro, em Itabira, a 20ª Semana Drummondiana. O evento realizado pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) teve foco na temática literária e celebrou os 119 anos do nascimento de Carlos Drummond de Andrade. Ocorrendo nos espaços culturais da FCCDA e nas ruas da cidade, a semana teve como objetivo estimular a produção literária local, difundindo e promovendo a sua democratização.

Promovida tradicionalmente em Itabira durante os meses de outubro, o evento dedicado à literatura teve como diferencial nesse ano a descentralização das ações que foram levadas para diferentes localidades do Município. Ocorreram atividades como: A exposição “Sua eterna Itabira – Drummond”, que trouxe à tona a Itabira drummondiana com registros fotográficos citados em cada poema. Já o poeta Auíta Torres levou a sua intervenção poética a diversos pontos da cidade. A jardineira poética passou por diferentes localidades levando literatura e poesia para os viajantes. A kombi da poesia circulou apresentando cenas interpretativas de Drummond, mesclando música, poesia e artes cênicas. O Coletivo Viravoltear apresentou performance artística inspirada nas poesias dos Caminhos Drummondianos, na intervenção “Entrevias Poéticas”. Já a projeção Drummond, por meio de uma linguagem artística contemporânea, uniu as novas tecnologias digitais às projeções cinematográficas. Tudo isso fazendo com que a cidade interagisse com a poesia.

Para o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, esse é um momento ímpar para Itabira. “Nesse momento a cidade entra realmente nas cenas nacional e internacional da literatura, fazendo com que grandes nomes pensem a Itabira de Drummond e colaborem para o desenvolvimento literário por meio de ações que sensibilizam toda a população local”, afirma.

Aniversário de Drummond

No dia 31 de outubro de 2021 é comemorado o aniversário de 119 anos do nascimento de Carlos Drummond de Andrade. Com isso, tradicionalmente, há vinte anos, durante a última semana do mês, Itabira, terra natal de Drummond, se transforma em um ambiente de grande efervescência cultural e literária.

Esse evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Itabira, da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e teve o patrocínio do Instituto Cultural Vale.

FCCDA no Flitabira

A FCCDA também participou do Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira). As intervenções musicais fazem parte do projeto Cultura Todo Dia. Aconteceram também no Festival contações de histórias, apresentações e intervenções culturais diversas.

Mais detalhes: https://fccda.com.br

Facebook: www.facebook.com/fccda

Instagram: www.instagram.com/fccda