Cemig alerta sobre os riscos da instalação de antenas de TV próximas à rede elétrica

População deve ter bastante atenção, pois acidentes envolvendo esse tipo de equipamento são comuns  Com a chegada do período chuvoso em Minas Gerais, as tempestades, que vêm geralmente...

577

População deve ter bastante atenção, pois acidentes envolvendo esse tipo de equipamento são comuns 

Com a chegada do período chuvoso em Minas Gerais, as tempestades, que vêm geralmente acompanhadas de ventos fortes, podem causar diversos transtornos à população. No fim do mês passado, a Região Metropolitana de Belo Horizonte já registrou ventos superiores a 70 km/h. Com esse cenário, é importante que as pessoas tenham bastante atenção com as antenas de TV, que podem causar acidentes tanto com a rede elétrica quanto em relação à quedas de altura. 

A Cemig recomenda instalar antenas com pelo menos três metros de distância dos circuitos elétricos – desde que o comprimento da haste de sustentação seja menor que essa distância – e que os cabos do equipamento estejam sempre protegidos por revestimento ou tubulação adequados. Além disso, as pessoas jamais devem executar esse tipo de serviço, durante a ocorrência de chuvas, ventos ou relâmpagos.  

“É preciso ter muito cuidado, porque, na rede de média tensão, não precisa nem de encostar, pois, só de a pessoa ficar a uma distância inferior a 50 centímetros, ela já pode levar um choque elétrico de até 13.800 volts, o que pode provocar queimaduras graves e até mesmo a morte”, alerta o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares. 

Importante destacar que, em casos de acidentes, outras pessoas, além dos instaladores, também podem ser vítimas de choque elétrico e queimaduras, se, no momento da ocorrência, estiverem tocando ou mesmo próximas à TV ou receptores, aparelhos que podem receber a energização acidental. 

“Hoje em dia é muito comum as pessoas contratarem um serviço de TV a cabo ou internet. Por isso, é essencial que o morador alinhe com o profissional o melhor local, para a instalação de antenas, cabos e equipamentos, e observe, ainda, os possíveis riscos elétricos envolvendo a rede de distribuição de energia. Há casos de choque elétrico durante a instalação dos cabos da TV por assinatura por erro de manuseio dos instaladores, que aproximam ou tocam, com esse cabo, a rede elétrica da Cemig”, afirma. 

Em casos de acidente dessa natureza, a empresa orienta que a população ligue imediatamente para o número 116, que funciona 24 horas por dia, e aguarde a chegada dos técnicos especializados da companhia. Além da Cemig, a população também pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.