Trabalhadores da Belmont e Canaã aprovam proposta para acordo do trabalho

O Sindicato Metabase de Itabira e Região iniciou em setembro uma série de acordos de trabalho com as principais empresas mineradoras do Brasil com sedes em nossa região....

74
O Sindicato Metabase de Itabira e Região iniciou em setembro uma série de acordos de trabalho com as principais empresas mineradoras do Brasil com sedes em nossa região. Estes acordos envolvem cerca de 10.000 trabalhadores e afetam a economia regional, uma vez que pode aumentar em até dois milhões de reais/mês a injeção de receitas. Entre as empresas, estão Belmont e Mineração Canaã, ambas com sede no município. Em uma negociação considerada amena no ano passado devido a pandemia, o presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, André Viana subiu o tom nas reuniões para discutirem a pauta de reivindicações. “Por meio de pesquisas descobrimos que o reajuste salarial era a grande vontade daqueles trabalhadores, já que a inflação está projetada em mais de 8% para 2021.
A alta dos alimentos é uma preocupação dos pais de família e foi assim que focamos nossos esforços”, disse o presidente. As empresas inicialmente ofereceram um reajuste salarial de 4%, menos da metade da inflação projetada. Sequer apresentamos aos funcionários, rejeitamos de imediato. Ao final das várias rodadas de negociação, o sindicato já tinha alcançado 9%, ou seja, mais que o dobro da primeira proposta e além da inflação prevista; reajuste com ganho real: “Fruto de muito negociação, esforço e manejo”, disse o sindicalista. André afirma que não é o suficiente, já que os trabalhadores conseguiram manter a produção, mesmo com o afastamento de 50 trabalhadores no ano passado. Ele acredita que deveriam ser mais valorizados.
“Mas colocamos para análise em assembleia”, disse. André Viana ressalta ainda que o reajuste no cartão alimentação em 12% (aumentou para R$210,00) e o cartão de natal (R$300,00) foram bem recebidos pelos trabalhadores: “Reajuste do cartão alimentação também acima da meta da inflação e um valor considerável para uma boa ceia de natal, já que antes era praticamente uma cesta básica, fizeram a proposta ter uma alta aprovação”. O presidente do Metabase disse que manterá as discussões do plano de valorização dos trabalhadores das empresas e retomará as discussões de participação nos lucros e resultados (PLR) para a classe: “Passamos por mais uma etapa, continuaremos a luta, sempre”.
RESULTADO:
Resultado:
Sim: 165 (93,3%)
Não: 12 (6,7%)
Votantes: 177