Atleta é homenageado com Mérito Desportivo na Câmara de João Monlevade

Nessa quarta-feira, 13, a Câmara Municipal de João Monlevade condecorou o atleta John Maycon dos Santos com o Mérito Desportivo. A iniciativa da homenagem é do vereador Thiago...

250

Nessa quarta-feira, 13, a Câmara Municipal de João Monlevade condecorou o atleta John Maycon dos Santos com o Mérito Desportivo. A iniciativa da homenagem é do vereador Thiago Titó (PDT).

Em discurso, Titó parabenizou John Maycon e falou da satisfação em poder homenageá-lo. “Estou muito feliz de estar vereador e poder proporcionar esta homenagem a este fenômeno desportista da nossa cidade. John é uma pessoa determinada e sua história de vida é exemplo para muitos”, falou. Titó também ressaltou que o atleta tem enaltecido o nome do município na área esportiva e que o setor precisa de mais investimentos.

O homenageado, John Maycon, agradeceu ao autor e a todos os vereadores pela aprovação da homenagem. Ele também lembrou do apoio que recebe da esposa Juliana, dos familiares, amigos e patrocinadores. “Sem a ajuda de vocês nada disso seria possível”, disse. Ele também relatou o orgulho que sente em poder competir e levar o nome do município. “Iniciei este sonho há três anos e, com muita persistência e determinação tenho alcançado meus objetivos. Costumo dizer que temos feito muito com pouco, porque mesmo sendo de uma cidade pequena, como Monlevade, enfrento atletas de alto nível do mundo inteiro. Sou do interior, mas não sou inferior”.

O presidente da Casa, Gustavo Maciel, contou que sempre foi um amante dos esportes e que sabe a importância que as atividades físicas têm na vida das pessoas. “O esporte aproxima, proporciona o convívio social e transforma a vida de milhares de pessoas, não apenas como um benefício para a saúde, mas também como promoção de dignidade e esperança”.

Ainda em discurso, Gustavo Maciel parabenizou o homenageado pelas conquistas. “Deixo aqui meu reconhecimento não somente pelas suas conquistas, mas pelo espírito de competitividade, pelas suas ações sociais e por levar o nome de João Monlevade para fora do município”.

Sobre o Homenageado

John Maycon dos Santos é natural de João Monlevade e filho de Alice Ferreira dos Santos. Ele é casado com Juliana Carolina Costa Cunha Santos. John Maycon já trabalhou como garçom, chaveiro e soldador. Após a doença de sua mãe, se dedicou ao estudo e ao trabalho para sustentar a casa. Foi aprovado no curso de Artes Cênicas na UFOP, porém decidiu permanecer na cidade para continuar perto de sua mãe.

Começou a fazer parte das atividades da igreja e, após um tempo, ingressou no curso de Teologia no Seminário Bíblico Mineiro, onde se formou. A partir daí começou a ministrar palestras, se tornando um formador de opinião da fé.

Desde os 9 anos pratica artes marciais, encontrando no Jjiu-Jitsu um talento para o esporte. Desenvolveu um projeto social na cidade de Itabira auxiliando os jovens que passaram por abuso sexual, problemas com drogas, entre outros.

Com a pandemia, o projeto precisou ser paralisado. Com isso, retornou para João Monlevade onde abriu uma academia com sua esposa. No local, John oferta gratuitamente 15 vagas para crianças e adolescentes de baixa renda. Atualmente, além de empreendedor, se dedica ao esporte sendo atleta de alto-rendimento. Conquistou vários campeonatos estaduais, nacionais e internacionais, chegando a ser o 1º do mundo pela AJP TOUR em 2020 e o 5º melhor do mundo pela Conferência Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ/IBJJF).

Teve o privilégio de participar de várias competições no período de 2017 a 2020, sendo agraciado com diversas premiações.