Agenda cultural da Cemig ainda tem música clássica e ópera
O Energia da Cultura desta semana traz dança contemporânea, música clássica, boa conversa e performance, reunindo espetáculos diversificados que contam com o apoio cultural da Cemig. O Grupo Corpo mostra espetáculo e bate-papo ao público on-line; a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais apresenta os Concertos para a Juventude e a Fundação Clovis Salgado apresenta o bate papo Conversa com Geraldo Carneiro.
Confira as atrações no link: https://www.facebook.com/events/1690794387777071
Grupo Corpo em Temporada Comentada – Suíte Branca
Vestidos de branco do princípio ao fim do balé, movimentando-se sobre o linóleo também branco e tendo ao fundo um painel cujas saliências e reentrâncias sugerem uma gigantesca geleira, os bailarinos do Grupo Corpo percorrem o instigante emaranhado de temas composto por Samuel Rosa para a trilha de Suíte Branca. Entre ondulações de braço e quadril, movimentos pendulares, suspensões e quedas, a partitura de movimentos propõe um diálogo com a lei da gravidade. Esta é a primeira colaboração da coreógrafa Cassi Abranches com a companhia, que conta ainda com cenografia de Paulo Pederneiras, figurino de Freusa Zechmeister e iluminação de Paulo Pederneiras e Gabriel Pederneiras
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais – Concerto para a Juventude
A Filarmônica de Minas Gerais homenageia Beethoven na apresentação da série “Concertos para a Juventude”. No repertório, cinco obras do gênio de Bonn, que terá solo do violinista Luka Milanovic, membro da Orquestra. A condução é de José Soares, Regente Assistente da Orquestra. Os concertos para a Juventude são realizados aos domingos e são gratuitos. O público poderá assistir ao concerto presencialmente, na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Fundação Clovis Salgado: Live “Conversa com Geraldo Carneiro”
A atividade integra a série de encontros virtuais gratuitos acerca do campo da dramaturgia e suas interseções com outras áreas, como composição, encenação, programação artística e crítica musical. O jornalista musical João Luiz Sampaio será o condutor da conversa com Geraldo Carneiro sobre dramaturgia musical, através de um percurso por sua carreira, sua experiência como libretista, suas parcerias antológicas com músicos populares de diversas gerações e seu trabalho como orientador no Ateliê de Criação, ação inédita no Brasil sobre dramaturgia voltada para ópera.