Supera Minas capacita fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para atendimento pós-covid

O programa é do CREFITO-4 MG e celebra o mês dos profissionais da área Com o objetivo de realizar um treinamento prático com os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais,...

415

O programa é do CREFITO-4 MG e celebra o mês dos profissionais da área

Com o objetivo de realizar um treinamento prático com os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, o programa Supera Minas passou por Itabira na manhã deste sábado (2). A iniciativa do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4° Região (Crefito-4 MG), que conta com a parceria da Prefeitura de Itabira,  teve como proposta realizar atendimentos, avaliações e identificar pacientes que estão com a chamada “síndrome pós-covid”.

O programa vai passar por 62 municípios do estado. A dinâmica acontece da seguinte forma: tanto pacientes quanto profissionais da área fazem um cadastro no site do conselho para participar do projeto. Os atendimentos são feitos com horários agendados para evitar aglomerações. Em Itabira, a iniciativa foi realizada na Praça Acrísio.

Durante a capacitação foram abordados temas essenciais para o trabalho diário dos profissionais. Ademais, atualizações científicas no manejo fisioterapêutico dos doentes depois do contato com o coronavírus também foram realizadas. Conforme o fisioterapeuta e membro do Crefito-4 MG, dr. Fábio Martins, o Supera Minas aproxima o conselho dos profissionais e capacita-os para atendimentos e avaliações dos pacientes que tiveram a doença e ainda tem sequelas.

“Muitos sentem falta de ar, perda de equilíbrio, força e dificuldade de respirar. Assim, nós fazemos avaliações e trazemos a oportunidade dos pacientes de Itabira serem atendidos, além de capacitar os profissionais para que estejam mais habilitados. O projeto tem como objetivo capacitar ainda mais, trazendo informações atualizadas e uma visão diferente sobre o pós- covid.”, afirmou o profissional.

Na atividade foi possível trabalhar com a  utilização dos equipamentos de proteção individual, impactos da doença na mecânica pulmonar, além de bases da ventilação mecânica.