Especialista dá dicas para economizar combustível

Realizar a manutenção do veículo é essencial para reduzir o consumo Com alta no preço dos combustíveis, os motoristas precisam buscar métodos que garantam a economia no consumo...

472
Realizar a manutenção do veículo é essencial para reduzir o consumo

Com alta no preço dos combustíveis, os motoristas precisam buscar métodos que garantam a economia no consumo do automóvel. De acordo com o professor do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Pitágoras, Lucas Pereira, suavidade na troca de marcha e aceleradas desnecessárias são alguns dos motivos que mais consomem combustível. “O uso do câmbio deve ser suave, pois não há necessidade de “esticar” a marcha. Andar com uma marcha alta devagar também aumenta o consumo. Outra atitude eficiente é evitar altas velocidades. Um carro consome cerca de 20% a mais quando está a 100 km/h do que quando está a 80 km/h”, conta.

Fazer a manutenção do carro, segundo o especialista, além de evitar dor de cabeça também é essencial na hora de economizar combustível. “Checar sempre as velas, filtro, deixar os pneus calibrados e abastecer em postos de confiança ajudam na economia de gasolina. A manutenção regularmente faz com que o automóvel se esforce menos para funcionar”, explica.

O engenheiro alerta que muitos motoristas têm o costume de manter o carro em ponto morto, porém, além de comprometer a segurança dos ocupantes do automóvel, isso não gera economia. “Encarar uma descida na “banguela” é coisa do passado e não funciona. O veículo engrenado gasta menos porque a injeção corta o combustível. Além disso, andar com o veículo em ponto morto pode se tornar uma dor de cabeça enorme. Uma vez que o carro está desengatado, o freio demora mais tempo para responder, dificultando a diminuição da velocidade e até mesmo a parada do veículo. Isso acontece, pois, quando desengatamos o carro, perdemos o acesso ao freio motor, que é acionado automaticamente quando qualquer marcha está engatada e o pé retirado do acelerador”, comenta.

O professor destaca outros pontos para você economizar combustível:

• Dirija de forma prudente: Dirigir o carro como se você estivesse num filme de corrida aumenta muito o consumo de combustível, além de ser perigoso para todos à sua volta. Por isso, evite ultrapassagens perigosas, acelere sempre de maneira suave e progressiva conforme o veículo aumenta a velocidade.

• Ar-condicionado só quando necessário: Quanto mais tempo com o ar-condicionado ligado, mais combustível será gasto, em torno de 10% a mais que o normal.

• Calibre os pneus regularmente: Quando os pneus estão descalibrados ou até murchos, existe um atrito maior com a via e o consumo de combustível pode aumentar em até 3%.

• Confira regularmente a geometria da suspenção do seu veículo: Outro aspecto que envolve pneus e rodas, e que pode ajudar a diminuir eleva o consumo de combustível, é a geometria das rodas fora dos valores de referência recomendados. o correto alinhamento e balanceamento. Rodas desalinhadas provocam um aumento excessivo do atrito entre os pneus e a pista de rolamento, o que demanda maior energia durante o deslocamento. uma dificuldade maior para o carro se locomover, pois as rodas se arrastam. Isso diminui a vida útil dos pneus, aumenta o risco de acidentes e também o consumo de combustível.

• Evite acessórios desnecessários: Eles podem aumentar seu consumo com combustível. Esses acessórios que alteram as características originais do veículo provocam mais resistência contra o ar, prejudicando a aerodinâmica e aumentando o consumo final.

• Combustível de qualidade: Sempre abasteça em postos de confiança e caso note diferença de desempenho ou trepidações excessivas em marcha lenta logo após abastecer seu veículo leve-o imediatamente ao seu mecânico de confiança e o informe do ocorrido.

Sobre a Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse: https://www.faculdadepitagoras.com.br e https://blog.pitagoras.com.br/category/noticias/

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br