Escolas municipais recebem doação de livros do Flitabira

A iniciativa é do Instituto Cultural Vale e do Flitabira. Ao todo, o Município recebeu 100 exemplares do livro “Dom Quixote Para Crianças”, de Monteiro Lobato Em uma...

99

A iniciativa é do Instituto Cultural Vale e do Flitabira. Ao todo, o Município recebeu 100 exemplares do livro “Dom Quixote Para Crianças”, de Monteiro Lobato

Em uma cerimônia na Secretaria Municipal de Educação (SME), na tarde desta segunda-feira (27), o prefeito Marco Antônio Lage e a secretária Luziene Lage receberam 100 exemplares do livro “Dom Quixote Para Crianças”, de autoria do escritor Monteiro Lobato. A doação é uma iniciativa do Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) e do Instituto Cultural Vale, e complementa o projeto educativo da “Ocupação Dom Quixote – Drummond e Portinari”, instalada na Praça do Areão.

Além de Marco Antônio Lage e da secretária Luziene, também participaram do evento o idealizador e curador da Flitabira, Afonso Borges; o representante do Instituto Cultural Vale, Luiz Augusto; e servidores da SME.

Afonso Borges afirmou que o objetivo da doação dos livros é estimular a curiosidade nas crianças e fazer com que elas se interessem pela literatura. “Me sinto muito honrado, verdadeiramente satisfeito em realizar o Flitabira e estar aqui com vocês. Porque entendo que é este aqui o motivo da gente realizar um festival literário e realizar ações integradas, focadas na educação e cultura”, disse.

Já o prefeito de Itabira destacou a importância do festival literário para o município e sua população. “O grande investimento da nossa gestão em cultura é para cumprir três principais objetivos: lazer e bem-estar para a nossa comunidade; a cultura como educação, entrando nas escolas; e como uma atividade que vai ajudar a impulsionar a indústria do turismo em Itabira”, concluiu Marco Antônio Lage.

Os livros doados pela Flitabira estarão disponíveis aos estudantes das escolas de Itabira nas bibliotecas públicas de cada instituição.