Consmepi completa sete anos e busca certificação do Ministério da Agricultura

O Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba (CONSMEPI) completou 7 anos de atuação, junto aos municípios da região, no dia 18 de setembro. A entidade busca viabilizar...

181
O Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba (CONSMEPI) completou 7 anos de atuação, junto aos municípios da região, no dia 18 de setembro. A entidade busca viabilizar ações de infraestrutura para as cidades, oferecendo serviços diversos para a melhoria contínua das administrações.
Entre esses, está o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que garante a qualidade de produtos de origem animal comercializados na região. Empreendedores, agricultores familiares que querem comercializar seus produtos entre os municípios consorciados, devem se adequar às exigências sanitárias seguindo a legislação específica vigente. Atualmente, vinte e três  produtores da região estão certificados com o selo.
Na foto, equipe vistoria um dos empreendimentos da região

O Consmepi recebe, nesta semana, a visita de Auditores  Federais Agropecuários do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a realização da auditoria presencial que visa a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

A adesão ao SISBI-POA possibilitará que os produtos de origem animal certificados pelo SIM possam ser comercializados em todo o território nacional, valorizando ainda mais os produtos da região e fortalecendo a economia.
Os auditores serão recebidos pelo presidente do Consmepi, o prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla, pela Secretária Executiva, Christiane Linhares Vale, pela equipe do consórcio, além dos médicos veterinários do SIM, Alexandre Lopes e Roger Limonge Alvarenga e da Tecnóloga Ambiental, Marilda Santiago.  Será feita a avaliação do processo de auditoria, conferindo toda a estrutura e organização documental do SIM, entre outros.
Além do SIM, o Consmepi oferece serviços de saneamento, iluminação pública, promoção e melhoria do Meio Ambiente, em busca do desenvolvimento econômico dos municípios e, consequentemente, aumento da qualidade de vida da população dessas cidades.