Saúde informa novo calendário de vacinação de segunda dose para esta quinta e sexta-feira

A imunização do público de 19 anos, prevista inicialmente para esta quinta, atendeu as expectativas no último sábado  A Secretaria de Saúde divulgou o novo calendário de vacinação...

186

A imunização do público de 19 anos, prevista inicialmente para esta quinta, atendeu as expectativas no último sábado 

A Secretaria de Saúde divulgou o novo calendário de vacinação contra a Covid-19 para esta quinta (9) e sexta-feira (10). A imunização segue com direcionamento para aplicação da segunda dose, nos drive-thrus da Prefeitura e Funcesi, entre 8h30 e 15h30, obedecendo à seguinte escala:

-Nesta quinta-feira (9) receberão o reforço do imunizante Coronavac as pessoas que se vacinaram até o dia 12 de agosto. Essa etapa da vacinação será realizada exclusivamente no drive-thru da Funcesi.

– No mesmo dia, porém, exclusivamente no drive-thru da Prefeitura, será a vez das pessoas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca até o dia 16 junho receberem a segunda dose.

-Na sexta-feira (10), novamente apenas no drive-thru da Prefeitura, a campanha de vacinação continua com a aplicação da segunda dose do imunizante AstraZeneca para quem recebeu a vacina até 18 de junho.

Importância da segunda dose

As vacinas contra a Covid-19 só garantem proteção significativa contra a doença a partir da aplicação da segunda dose (com exceção da vacina de dose única). A imunização completa da população é necessária para que a pandemia do novo coronavírus possa ser controlada.

Por isso, a SMS pede para que aqueles que estão com o reforço da vacina atrasado e não se vacinaram nos drive-thrus procurem as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) para agendamento da imunização.

Campanha de vacinação

Inicialmente, a Secretaria Municipal de Saúde vacinaria adolescentes com 19 anos nesta quinta-feira. Porém, no primeiro dia reservado para essa idade, o atendimento já foi abrangente. A SMS, no entanto, irá observar a necessidade de uma nova rodada para esse público. Quem ainda não tomou a vacina também pode procurar o PSF mais próximo de casa para agendamento.

A continuidade da vacinação com a faixa etária de 18 anos ainda depende do envio de doses por parte da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, previsto para acontecer ainda nesta semana.

Vacinação solidária 

A campanha de imunização em Itabira é acompanhada da “Vacinação Solidária”. Fruto de uma parceria entre o Conselho do Bem-Estar do Menor (Combem), Funcesi e Prefeitura, o objetivo é incentivar a doação de alimentos não perecíveis que serão enviados para famílias em situação de vulnerabilidade social.

As doações não são pré-requisitos para a vacinação, mas uma contribuição espontânea. Os itens podem ser deixados tanto no drive-thru da Funcesi quanto no da Prefeitura. Os materiais serão direcionados à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), que fará o repasse às famílias cadastradas.