Marco Antônio oficializa intenção de promover pelotão dos Bombeiros a Companhia

Com a proposta, efetivo de Itabira poderá dobrar e atender com mais agilidade à cidade e região O prefeito de Itabira Marco Antônio Lage esteve nesta segunda-feira (30)...

603

Com a proposta, efetivo de Itabira poderá dobrar e atender com mais agilidade à cidade e região

O prefeito de Itabira Marco Antônio Lage esteve nesta segunda-feira (30) na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para oficializar a intenção do município de promover o 4° Pelotão de Bombeiros Militar ao status de Companhia. O encontro foi com o auditor setorial do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, coronel Robespierre de Oliveira Silva, com participação também do deputado estadual Bernardo Mucida. A mudança dobraria o efetivo de profissionais que assistem a cidade e região, passando de 25 para cerca de 50 bombeiros, o que tornaria mais ágil o atendimento à comunidade.

Durante a reunião, prefeito e deputado apresentaram um panorama da região e apontaram questões importantes e estratégicas que justificam o pedido, como por exemplo, a grande quantidade de barragens instaladas em Itabira, os parques naturais e enchentes recorrentes na região. Além disso, Marco Antônio Lage destacou que ao promover o pelotão a companhia reforça-se a segurança da população.

“Foi a primeira reunião técnica para mostrar as características do município de Itabira e da região. Temos uma população significativa e que demanda bastante do atendimento dos Bombeiros. Enfrentamos um intenso período de queimadas na época de seca, com focos de incêndios que merecem atenção. Ainda, na alta temporada, recebemos muitos turistas nos nossos parques naturais e precisamos aumentar a proteção para diminuir os riscos de afogamentos e de desaparecimentos na mata”, afirmou o prefeito.

De acordo com Marco Antônio Lage, os responsáveis vão estudar todas essas requisições técnicas para que a conversa avance, uma vez que hoje foi o primeiro momento em que a intenção foi formalizada à corporação, apesar de já ter tido outras conversas a respeito. “A expectativa é que em breve seja feito o anúncio de que o Corpo de Bombeiros foi promovido a companhia. Eu, a Prefeitura de Itabira e o deputado Bernardo Mucida esperamos por essa conquista para a cidade porque sabemos que terá um impacto muito importante”, pontuou o prefeito.

O deputado Bernardo Mucida também destacou o quão significativa foi a reunião no Comando Geral do Corpo de Bombeiros para mostrar à administração a importância que Itabira tem para o Estado, para sensibilizar e ampliar os serviços no município. “Com a mudança crescemos a segurança da população e temos uma resposta mais rápida e ágil. Esse é o nosso objetivo, nós fomos muito bem recebidos e acreditamos que em alguns meses teremos esse pleito atendido”, destacou o parlamentar.