Atividades da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais começam em Itabira

Integrada ao Festival Arte na Rua promovida pela Prefeitura de Itabira e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), inicia-se no município a 8ª Jornada do Patrimônio Cultural...

358

Integrada ao Festival Arte na Rua promovida pela Prefeitura de Itabira e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), inicia-se no município a 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. Itabira é uma das cidades participantes da ação promovida bienalmente pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG). O tema deste ano é “Caminhos do patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”.

A programação começa nesta quinta-feira (26) com a exposição itinerante “Expressões de Resistência do Congado Itabirano”. O público pode conferir as fotografias registradas pela artista Stael Azevedo até domingo (29), no paredão da rua Tiradentes – Centro Histórico de Itabira. Também estava programada para esta quinta-feira a oficina de Danças Folclóricas do grupo Tumbaitá, no bairro Gabiroba: entretanto, devido à vigência da Onda Amarela do Programa Minas Consciente (que visa o controle da Covid-19 no estado), a atividade será reagendada para data oportuna.

Em setembro, integrando-se à Semana do Turismo, a programação prevê exposições fotográficas, apresentações culturais, reabertura oficial do Museu de Itabira e Museu do Tropeiro, exibição da websérie “Nosso Patrimônio” pelas redes sociais e lançamento do minidocumentário “Quilombos de Itabira entre Causos e Estórias”.

Além de incentivar o reconhecimento, a valorização e a preservação do patrimônio cultural, a participação de Itabira nessa iniciativa do Iepha será considerada para pontuação e captação dos recursos do ICMS Patrimônio Cultural. Os valores serão investidos na conservação dos patrimônios histórico, artístico e cultural da cidade.

Em Itabira, as atividades da Jornada são desenvolvidas pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano/ Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural; Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo; Governo/ Diretoria de Promoção e Igualdade Racial; e FCCDA.

Saiba mais

A escolha do tema da Jornada baseia-se nas comemorações pelo Dia do Patrimônio Cultural (celebrado em 17 de agosto), pelos 50 anos do Iepha e 25 anos do programa ICMS Patrimônio Cultural.