MEMORIAL VALE COMEMORA O DIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

A segunda quinzena de agosto no Memorial Vale traz os artistas selecionados por meio das Convocatórias de Programação do Memorial Vale 2021 e também celebra o Dia Nacional...

405

A segunda quinzena de agosto no Memorial Vale traz os artistas selecionados por meio das Convocatórias de Programação do Memorial Vale 2021 e também celebra o Dia Nacional do Patrimônio Cultural (17 de agosto), comemorado em conjunto com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG). Pérolas da mineiridade estão entre as atrações, como o concerto “Mestres da Música de Pitangui”, da Banda de Música José Viriato Bahia Mascarenhas, o curta “Bar da Estação”, de Leo Ayres e o sarau literário “Poesias Cantadas”, do cantador de Folia de Reis e flautista, Dico Mota, de Três Barras, no Serro (MG). As apresentações continuam online, seguindo o planejamento do #MemorialValeEmCasa, feitas pelo Youtube, nas redes sociais do espaço (facebook e instagram) e no site. As transmissões feitas pelo Youtube ficam disponíveis permanentemente no canal do Memorial.

Confira a programação:

 28/08 – “SARAU DA PALAVRA EXPANDIDA”, COM PREQARIA CIA DE TEATRO

No dia 28 de agosto, sábado, às 11 horas, a Preqaria Cia de Teatro apresenta o “Sarau Palavra Expandida”, no YouTube do Memorial Vale. O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021. O Sarau da Palavra Expandida propõe o encontro da literatura com as artes cênicas, criando um ambiente virtual propício para a fricção e expansão da palavra onde os atores/poetas vão performar textos, se colocando em jogo com intervenções sonoras e visuais. A apresentação integra o projeto “Gerais Cultura de Minas – Sarau do Memorial”.

 A Preqaria Cia de Teatro foi fundada em Belo Horizonte com a estreia do espetáculo “Qorpo Santo”, em 14 de Julho de 2006. De lá pra cá, realizou onze espetáculos e três curtas-metragens, conquistou vários prêmios e fez parcerias com artistas de renome internacional. Em 2009 fundou em Sete Lagoas (MG) a “Escola Livre de Teatro” – rebatizada em 2019 como Escola Livre de Artes, que vem transformando a realidade teatral e artística da cidade.

 No Sarau Palavra Expandida os atores/poetas Felipe Gontijo, Izabela Oliveira, João Valadares e Piera Rodrigues performam textos seus e de participantes do Sarau PoetiQo, projeto da cia que acontece virtualmente desde o início da pandemia. Para potencializar o trabalho a Preqaria convida o músico Mateus Cotosck e o artista audiovisual Josélio Teixeira para se colocarem em jogo com intervenções sonoras e visuais. A proposta é dar corpo a um espetáculo que sustenta um roteiro, móvel a cada apresentação. Os textos, escritos pelos atores poetas, buscam continuidade poética e não dramática. Aqui os atores emprestam seus corpos na composição coletiva da imagem literária, simultânea ao aspecto textual. O teatro à serviço da literatura, não para cumpri-la, mas para expandi-la! Desde o início da Pandemia de COVID-19, em Março de 2020, a Preqaria Cia de Teatro desenvolve a “Quarentena PoetiQa”. Este trabalho se desenvolveu ao longo do ano e o retorno positivo do público levou a um movimento subsequente, um encontro presencial para declamar poesia online por videoconferência. Foi o início do “Sarau PoetiQo”, que desde então acontece todos os domingos, sem interrupção, desde abril de 2020. Há um ano no ar, o Sarau se tornou uma comunidade online de pessoas em torno da literatura e do teatro, que já teve até aqui 59 edições e o lançamento de três livros.

29/08 – VIOLONISTA MARA DO NASCIMENTO, NO MEMORIAL INSTRUMENTAL

No dia 29 de agosto, domingo, às 11 horas, o Memorial Vale traz, dentro do projeto Memorial Instrumental, a apresentação da violonista Mara do Nascimento. A artista apresenta show do seu mais recente trabalho, onde tocará composições autorais e releituras de obras consagradas. O Memorial Instrumental tem curadoria de Juliana Nogueira.

 Mara do Nascimento começou a tocar violão aos 9 anos. Aos 14 começou a compor e também a participar de festivais de música. Aos 16 iniciou o estudo de violão clássico com José Lucena Vaz de Melo e nunca mais parou de estudar e compor. Participou do projeto Os Sons da Cidade no ano de 2.020 ao lado de Fernando Araújo, Geraldo Viana, Gilvan de Oliveira e Juarez Moreira, onde pode interpretar músicas autorais e composições de vários artistas consagrados. Atualmente, faz gestão do projeto Memorial da Música Mineira e está finalizando o CD 4 onde interpreta musicais autorais e releituras de obras consagradas.

 Iniciada em março de 2020, a série Memorial Instrumental foi aberta com show em trio em homenagem às mulheres, formado pelos músicos Christiano Caldas (piano), Lincoln Cheib (bateria) e Stephan Kurmann (contrabaixo acústico). Logo após o primeiro show houve uma pausa em função da pandemia. E depois de alguns meses, veio a retomada de forma on-line. No período de junho a dezembro foram realizados, mensalmente, shows com nomes da música instrumental de Belo Horizonte levando até ao público as possibilidades sonoras de instrumentos variados, tocados por músicos de diversas gerações. Em 2021, a série será dedicada às mulheres.

 Memorial Minas Gerais Vale – 10 anos com você

O Memorial Minas Gerais Vale está completando 10 anos com muitas histórias para contar. O museu já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI.

 Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.

O Memorial Vale é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

 Memorial Vale na web:

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale 

https://www.instagram.com/memorial.vale 

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

 Hashtags usadas nas postagens do Memorial Vale na quarentena:

#MemorialValeEmCasa

#MuseumsAndChill

#MemorialValeNosUne

#ValePatrocina