Itabira amplia vacinação contra Covid-19 para jovens de 24 e 23 anos

É necessário apresentar documento de identificação original com foto, número do CPF e o cartão de vacinação, além do comprovante de endereço A vacinação contra a Covid-19 avança...

272

É necessário apresentar documento de identificação original com foto, número do CPF e o cartão de vacinação, além do comprovante de endereço

A vacinação contra a Covid-19 avança em Itabira. O município, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), amplia a campanha de imunização para atender os jovens com idades de 24 e 23 anos. Nesse período, também serão imunizados os trabalhadores da indústria com a mesma faixa etária que trabalham na cidade. O cronograma de vacinação respeitará o critério por faixa etária.

Amanhã (25), vacinam-se os jovens de 24 anos exclusivamente no drive-thru da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi). No dia 26, quinta-feira, essa faixa etária continua recebendo a imunização, tanto no drive-thru da Funcesi quanto no da Prefeitura. Já na sexta-feira (27) será a vez dos jovens de 23 anos receberem a vacina, também nos dois drive-thrus. O atendimento é realizado nos locais de 8h30 às 15h30.

A SMS reforça que a vacinação se estende às pessoas que ainda não tomaram a primeira dose do imunizante e possuem idade acima da informada. É necessário apresentar documento de identificação original com foto, número do CPF e o cartão de vacinação, além do comprovante de endereço. Trabalhadores da indústria de fora da cidade também devem apresentar declaração de empregabilidade.

Há ainda a orientação de que as pessoas evitem levar acompanhantes no momento da vacinação, para evitar aglomerações e tumulto nos drives-thrus. Lembrando que para se vacinar contra a Covid-19 é preciso aguardar o prazo de 14 dias após a vacina da gripe.

Funcionamento dos PSF’s Eldorado e Vila Santa Rosa

Na quinta-feira, dia 26, dois PSFs estarão com horários estendidos para a vacinação de 1ª dose contra a Covid-19. As unidades do Eldorado e Vila Santa Rosa funcionam até às 19 horas.

A vacinação obedecerá ao critério de idade, ou seja, para os jovens de 24 anos, sem necessidade de agendamento. Poderão comparecer aquelas pessoas da faixa etária indicada ou com idades acima que ainda não tenham se imunizado com a primeira dose.

Vacinação solidária

A campanha de imunização em Itabira é acompanhada da “Vacinação Solidária”. Fruto de uma parceria entre o Conselho do Bem-Estar do Menor (Combem), Funcesi e Prefeitura, o objetivo é incentivar a doação de alimentos não perecíveis que serão enviados para famílias em situação de vulnerabilidade social.

As doações não são pré-requisitos para a vacinação, mas uma contribuição espontânea. Os itens podem ser deixados tanto no drive-thru da Funcesi quanto no da Prefeitura. Os materiais serão direcionados à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), que fará o repasse às famílias cadastradas