Centros Municipais de Educação Infantil de Itabira têm volta gradativa das atividades

Neste primeiro momento, apenas crianças do maternal II estão autorizadas a frequentar os CMEIs   Crianças do maternal II retornaram às atividades presenciais nesta segunda-feira (23) em seis...

335

Neste primeiro momento, apenas crianças do maternal II estão autorizadas a frequentar os CMEIs  

Crianças do maternal II retornaram às atividades presenciais nesta segunda-feira (23) em seis Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e três unidades conveniadas. A volta às aulas acontece de forma gradual, com apenas uma turma e horário reduzido. No primeiro momento, o retorno abrange crianças de três anos, até quatro incompletos.

Esta semana será um período de readaptação, na qual os alunos terão aulas das 7h às 12h, voltando com horário normal a partir do dia 30 de agosto. O retorno das atividades foi definido seguindo todo o cronograma preparado pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Os pais e os alunos foram orientados em relação às adaptações necessárias em toda área escolar para o enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Retornam às aulas as seguintes unidades:

– CMEI Bom Pastor – Bairro Praia

– CMEI Stella Lage Rosa – Bairro Água Fresca

– CMEI José dos Santos Cruz – Bairro São Cristóvão

– CMEI Prefeito Li Guerra – Bairro Fênix

– CMEI Professora Ivone Citi – Bairro Gabiroba

– CMEI Nonato de Azevedo Campos – Distrito de Ipoema

– CEI Nosso Lar – Bairro Amazonas

– CEI Madre Maria de Jesus I – Bairro Bethânia

– CEI Irmã Maria Clara I – Bairro Pedreira

Segundo a secretária municipal de Educação, Luziene Aparecida Lage, foram realizadas na semana passada reuniões com funcionários e com os pais de alunos. A SME também está acompanhando todo o processo de volta gradual das aulas na educação infantil.

“Os pais assinaram um termo de responsabilidade concordando com o protocolo adotado pela SME Estamos aferindo a temperatura dos alunos na entrada da escola, obedecendo o distanciamento e orientando o uso de álcool em gel”, disse a secretária.

Ela ainda completou que “os pais que se sentirem confortáveis e quiserem o retorno no decorrer da semana, podem solicitar uma reunião com a coordenação do CMEI, onde o filho está matriculado. Eles passam pelo protocolo, assinam o termo e a criança pode retornar na próxima semana”.

Nas salas de aula e em todos os ambientes de convivência, as professoras e monitoras seguem um padrão rigoroso, obedecendo ao protocolo sanitário de saúde e segurança. As crianças também estão adaptadas à nova realidade.

De acordo com a coordenadora do CMEI José Santos Cruz, do bairro São Cristóvão, Olga Otoni de Paula Duarte, a felicidade em receber as crianças após tanto tempo sem aula é enorme. Ela ainda parabenizou e agradeceu aos pais pela confiança. “Achei tão interessante que todos estão seguindo as orientações, ficam com máscara, estão vindo de casa bem conscientes e obedecendo o distanciamento. Queria agradecer as famílias por nos ajudar na conscientização”, finalizou.