Celebridades dizem que não tomam banho todos os dias, mas será que precisamos?

Nas últimas semanas, muito tem se falado nas redes sociais sobre as declarações de algumas celebridades de Hollywood sobre banho. O casal Mila Kunis e Ashton Kutcher, por...

249

Nas últimas semanas, muito tem se falado nas redes sociais sobre as declarações de algumas celebridades de Hollywood sobre banho. O casal Mila Kunis e Ashton Kutcher, por exemplo, revelaram que não são adeptos dos banhos diários, tampouco seus filhos. A atriz disse ainda que só dá banho nas crianças caso eles estejam com alguma sujeira visível, caso contrário “não há motivos” para a limpeza.

O ator Jake Gyllenhaal também entrou na onda das confissões e admitiu que também acha que a necessidade de banho não é diária. “Eu acho que existe todo um universo de não tomar banho em que também é ideal para a manutenção da pele, e que nós nos limpamos naturalmente”, disse.

Em algumas regiões do mundo, o ato de tomar banho é mais do que um processo para ficar limpo, mas um costume diário, seja antes de sair de casa pela manhã ou antes de dormir. Mas você já se perguntou se, realmente, é necessário tomar banho todos os dias? Elaine Larson, médica e professora norte-americana, conta que os adultos que ficam bastante em casa não precisam de banhos diários, uma vez que raramente essa pessoa terá contato com germes desconhecidos.

Inclusive, Larson diz ainda que lavar a pele com frequência a torna mais seca e suscetível à contaminação por germes. “Geralmente, você não deve se lavar todos os dias porque você está reduzindo os mecanismos normais de defesa que a pele tem contra organismos e infecções”, explica a médica. O mesmo vale para lavar as mãos, o que precisa ser feito (em um cenário sem pandemia da COVID-19) apenas quando houver contato com algo que possa representar contaminação, como ao tossir ou trocar a fralda de um bebê.

E o álcool em gel?

Em relação ao uso de álcool gel nas mãos, prática que se tornou ainda mais comum com a chegada da pandemia, a especialista explica que também pode provocar o ressecamento excessivo da pele e trazer danos. E para quem sofre com a pele seca, a recomendação é de banhos mais frios, curtos e com uso limitado de sabonete, além da hidratação com cremes.

Sobre a necessidade dar banho em crianças, o pediatra Andrew Doyle diz que as crianças podem ser lavadas com sabonete apenas uma ou duas vezes por semana, com exceção das regiões íntimas, por motivos óbvios. No entanto, a recomendação de banho nos pequenos varia de cada caso, com base em atividades que são feitas durante a semana, e na idade. Já na fase da adolescência, a recomendação é de banho diário, pois o período consiste em mudanças corporais durante a puberdade, resultando em mais produção de óleo e cheiros na região das axilas.

Depois das declarações de Ashton Kutcher, Mila Kunis e Jack Gyllenhaal, foi a vez de Chris Evans fazer a sua declaração, mas com uma afirmação diferente: “Eu tomo banho todos os dias. Sou uma pessoa muito limpa”.