Vale e SESI-MG se unem para promover a prática do exercício físico em Itabirito

Para contribuir com a formação dos profissionais ligados à rede pública ou organizações sociais das áreas de educação, assistência social e esportiva de Itabirito, a Vale, em parceria...

253

Para contribuir com a formação dos profissionais ligados à rede pública ou organizações sociais das áreas de educação, assistência social e esportiva de Itabirito, a Vale, em parceria com o SESI-MG e apoiada pela Prefeitura Municipal de Itabirito, vai lançar o Projeto Trilhas do Saber. E para marcar o início dos trabalhos, no dia 11 de agosto, os participantes acompanharão a palestra “Transformar pessoas para formar grandes equipes”, ministrada pelo campeão olímpico pela Seleção Brasileira de Vôlei de 1992 Talmo Oliveira.

Oliveira recebeu sua medalha de ouro em Barcelona, é mestre em Administração e Gestão de Esportes e graduado em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul-RS. Ao longo de sua carreira como treinador de voleibol, teve oportunidade de trabalhar com diversas equipes, desenvolver e experimentar diversas metodologias de trabalho voltadas para a valorização dos conhecimentos individuais e coletivos, sempre com objetivos de alcançar metas planejadas.

Trilhas do Saber – O projeto tem como objetivo promover conteúdo e metodologias que reconheçam e estimulem a prática do exercício físico como direito, com ênfase na promoção de valores e desenvolvimento humano.

O público-alvo são educadores e profissionais que atuam no atendimento direto a projetos esportivos no contexto escolar público ou privado; profissionais de educação física e promotores de atividades físicas junto à comunidade nos territórios; professores que acreditam no potencial do brincar como elemento de diálogo e transformação social; treinadores que atuam de forma empírica com esporte em suas comunidades; e jovens que possuem perfil de liderança e interesse nas atividades de lazer e esporte. “A Vale está comprometida com o fortalecimento da educação no município de Itabirito. Esse é um dos principais pilares da Reparação. Para isso, entendemos que é fundamental a realização de projetos de desenvolvimento, capacitação e estímulo a profissionais e educadores ligados ao esporte”, afirma Nildo Frasão, Gerente de Territórios Evacuados da Vale.

A etapa seguinte ao lançamento vai realizar atividades em formato EAD, com módulos contendo vídeos e manuais técnicos. Vai trabalhar com os participantes temáticas como paciência, respeito, solidariedade, honestidade, entre muitas outras. Além da formação metodológica, por meio de capacitações virtuais, o projeto contempla ainda a formação em gestão de projetos para que os participantes se habilitem no desenvolvimento de projetos esportivos e possam contribuir com entidades e organizações municipais para ampliação dos trabalhos desenvolvidos e, ainda, para captação de recursos que possam garantir a sustentabilidade de iniciativas.

Outra frente de atuação do Trilhas do Saber será de tutoria nas escolas, com objetivo de contribuir para que professores e demais profissionais elegíveis possam estimular, ainda mais, a cidadania e a interiorização de valores indispensáveis ao protagonismo e atuação infanto-juvenil. Entendendo a importância das famílias e demais redes envolvidas com este público, haverá ainda uma etapa dedicada ao fortalecimento dessas conexões, gerando momentos de trocas e discussão que ampliem a atuação da rede social esportiva nesses territórios.